26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMunicípios de Palmela, Sines e Grândola activaram plano de contingência na sexta-feira

Municípios de Palmela, Sines e Grândola activaram plano de contingência na sexta-feira

Espaços encerrados, actividades canceladas ou adiadas e serviços condicionados pelas três autarquias

Palmela, Sines e Grândola anunciaram, na última sexta-feira, o encerramentos de vários equipamentos, a suspensão de actividades culturais e desportivas programadas, activando os respectivos planos de contingência ao Covid-19.

- PUB -

O município palmelense fechou no mesmo dia o Cineteatro São João, a Biblioteca Municipal de Palmela, a Biblioteca e o Auditório Municipal de Pinhal Novo, Centro Cultural de Poceirão, o Centro Comunitário de Águas de Moura, os polos das bibliotecas em Quinta do Anjo e Águas de Moura, os Centros de Recursos para a Juventude de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, o Posto de Turismo de Palmela, as piscinas municipais e outros equipamentos geridos pela Empresa Municipal Palmela Desporto.

Quanto a iniciativas, a autarquia decidiu suspender: programas de ocupação de tempos livres nas férias lectivas (desportivas e culturais); “Março a Partir” – Mês da Juventude; comemorações do Dia Mundial do Teatro e do Comemorações do Dia Mundial da Árvore; programa “Aprender a Nadar”, “Viver Melhor, Viver com Autonomia”; “50+ Programa de Exercício”, actividades no âmbito do “Programa Municipal de Apoio à Pessoa Idosa” e também do “Saúde Palmela”. Estão ainda suspensas as animações nos mercados municipais, as sessões de informação do Serviço de Apoio ao Consumidor e as visitas turísticas guiadas.

Paralelamente foram adiados vários eventos, como o Festival Queijo Pão e Vinho, a Arrábida Walking Festival, a Clássica da Arrábida, a Granfondo da Arrábida, as provas da Taça de Portugal de Cadetes e de Femininas em ciclismo, além da Semana da Freguesia de Quinta do Anjo.

- PUB -

No que toca a serviços de atendimento municipais, a autarquia informou que os manterá em funcionamento “embora com algumas restrições de acesso aos espaços e com redução no número de postos de atendimento”, apelando aos munícipes que “privilegiem a comunicação com os serviços municipais via endereço electrónico ou contacto telefónico”. O Atendimento Social a Munícipes foi suspenso, porém a edilidade garante que estão salvaguardadas “situações emergentes”.

Medidas por um mês

Em Sines, a Câmara Municipal decidiu suspender todas as iniciativas de caráter cultural e desportivo e, ao mesmo tempo, encerrar a Piscina Municipal Carlos Manafaia, o Pavilhão dos Desportos, o Pavilhão Multiusos de Sines, o Centro de Artes de Sines, o Museu de Sines e o Posto de Informação Turística de Sines. Os espaços seniores municipais em Sines e Porto Covo também são encerrados.

- PUB -

“Estas medidas têm, para já, como horizonte temporal o dia 12 de Abril, mas poderão acompanhar os desenvolvimentos a nível nacional”, indicou a edilidade.

Os serviços municipais “não se encontram encerrados”, mas a autarquia apela para que o recurso ao atendimento presencial pelos munícipes seja o “estritamente necessário”. A Câmara Municipal “manterá as suas reuniões ordinárias e extraordinárias sempre que se justifique, muito embora fiquem sem efeito as reuniões públicas”.

Grândola também anunciou o encerramento de equipamentos, como biblioteca, arquivo, Cine Granadeiro, Cineteatro Grandolense, Parque de Feiras e Exposições, Casa Mostra de Produtos Endógenos, Universidade Sénior e Estúdio Jovem. São ainda fechados o posto de turismo bem como os equipamentos desportivos, a Divisão de Planeamento e Urbanismo e o Gabinete de Veterinária. Os eventos lúdicos, sociais, culturais e desportivos foram cancelados. Estas medidas entraram em vigor no passado sábado e vão prolongar-se até 15 de Abril, sem prejuízo de poderem ser estendidas, indicou o município.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -