26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalCovid-19: Autarquias e escolas do distrito garantem refeições a alunos

Covid-19: Autarquias e escolas do distrito garantem refeições a alunos

Refeição assegurada a estudantes do escalão A nos concelhos de Setúbal, Moita, Sines, Almada, Palmela e Seixal

 

- PUB -

No seguimento da suspensão de actividades lectivas e não lectivas presenciais como medida de prevenção contra o vírus Covid-19, várias câmaras municipais do distrito de Setúbal, em concordância com os agrupamentos de escolas, vão assegurar o fornecimento de refeições aos alunos do escalão A da Acção Social Escolar. Para além disto, alguns estabelecimentos de ensino vão, ainda, garantir a refeição aos filhos de trabalhadores de serviços essenciais.

A partir desta semana, a Câmara Municipal de Setúbal vai fornecer o almoço aos alunos que possuam o escalão A e, ainda, aos filhos de profissionais de saúde, das forças de segurança e de protecção civil que tenham de permanecer nos estabelecimentos de ensino. A requisição do mesmo deve ser efectuada até à hora de almoço da véspera do dia pretendido.

As refeições, confeccionadas na cozinha da Escola Básica Luísa Todi, vão ser transportadas em couvetes para, entre outras, a Escola Básica Barbosa du Bocage, a Escola Básica e Secundária Lima de Freitas e a Escola Básica 2,3 Luísa Todi.

- PUB -

Também a Câmara Municipal de Almada, em conjunto com as escolas do concelho, vai garantir de forma gratuita as refeições aos estudantes do escalão A. Desta forma, serão fornecidos o almoço e dois lanches. A entrega da refeição principal vai funcionar em regime de take-away, entregue em boxes individuais e descartáveis, com horário desfasado, de forma a não existir uma grande concentração de alunos.
Os treze agrupamentos escolares do município de Almada têm, agora, treze estabelecimentos de ensino identificados para a distribuição das refeições.

Em regime take-away vão ser entregues também as refeições do Agrupamento de Escolas de Sines, em articulação com a Câmara Municipal de Sines. Este serviço, garantido até dia 27 de Março, vai estar disponível de segunda a sexta-feira no edifício centenário da antiga Escola Básica nº1 e na Escola Básica Vasco da Gama. De maneira a que os alunos tenham acesso à refeição, é necessária a marcação da mesma até às 12h00 do dia anterior.

No Seixal, os estabelecimentos de ensino vão continuar a fornecer refeições às crianças de jardins de infância e aos alunos do 1º ciclo do concelho que possuam o escalão A. As refeições, entregues na sede do agrupamento, vão também ser servidas em regime take-away, em descartáveis individuais para que possam ser consumidas em casa. Os pais ou encarregados de educação que pretendam levantar o almoço devem informar as escolas antecipadamente.

- PUB -

Em Palmela vão permanecer abertas a Escola Básica Zeca Afonso, a Escola Básica José Saramago, a Escola Básica Hermenegildo Capelo, a Escola Secundária de Palmela e a Escola Secundária de Pinhal Novo. A Câmara Municipal de Palmela vai, assim, garantir nestes estabelecimentos de ensino as refeições aos alunos carenciados.

Na Moita o fornecimento foi repartido por escolas em todo o concelho

A Câmara da Moita colocou esta medida em vigor. A entrega das refeições vai ser feita aos encarregados de educação, ou a pessoas por si indicadas, e a refeição vai ser disponibilizada entre as 12h30 e as 12h45, devidamente acondicionada para o transporte. Para garantir o almoço dos alunos, os encarregados de educação devem solicitar o mesmo com um dia de antecedência, identificando o responsável pela recolha.

Neste sentido, os estabelecimentos de ensino que vão estar abertos para o efeito são, entre outros, a Escola Básica nº2 de Alhos Vedros, a Escola Básica nº1 da Baixa da Banheira, a Escola Básica nº1 do Vale da Amoreira e a Escola Básica nº1 da Moita.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -