26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAutarcas de Montijo e Moita condenam TST e pedem intervenção da AML

Autarcas de Montijo e Moita condenam TST e pedem intervenção da AML

Concelhias do PCP também criticam “lay-off’ da transportadora e exigem reposição

 

- PUB -

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e a autarquia da Moita, presidida por Rui Garcia, assim como as concelhias comunistas de ambos os territórios, já vieram repudiar a supressão de carreiras feita pela TST desde quinta-feira passada.

O grupo Arriva, que detém a transportadora, colocou em “lay-off” 68% dos seus 1 500 colaboradores em Portugal. E a TST decidiu eliminar várias carreiras, entre as quais as de ligação a Lisboa, face aos “efeitos desastrosos”, justificou, provocados pela actual conjuntura pandémica.

Para o socialista Nuno Canta a adesão da TST ao “lay-off” constitui uma violação ao contrato que a empresa assumiu com a Área Metropolitana de Lisboa (AML). E o edil fez saber que considera “inaceitável” a posição adoptada pela transportadora.

- PUB -

Nuno Canta enviou um ofício à AML (entidade responsável pela gestão do transporte público de passageiros) “a solicitar intervenção imediata junto da TST, por forma a garantir que as carreiras de ligação do Montijo a Lisboa não sejam suprimidas” para que “não seja negado o direito constitucional dos montijenses à mobilidade”, revelou a autarquia nas plataformas digitais que administra, na véspera da adesão da empresa ao “lay-off”.

Moita exige reposição

Na Moita, a Câmara Municipal aprovou no mesmo dia, por unanimidade, uma moção a exigir à TST a reposição imediata da carreira 333.

- PUB -

“Não podemos aceitar que, a coberto de uma situação de emergência, uma empresa concessionária do transporte de passageiros aproveite para reduzir custos operacionais, invocando uma lógica de oferta e da procura, afastando-se assim dos especiais deveres de serviço público a que está obrigada”, pode ler-se na moção. A Câmara da Moita decidiu também intervir junto da AML “para que esta actue” no sentido de poderem ser repostas “as carreiras agora suprimidas”.

“Vergonhoso” e “à revelia”

As concelhias de Moita e Montijo também emitiram comunicados a criticar a decisão da administração da TST.

No Montijo, os comunistas classificam a supressão por tempo indeterminado das carreiras 431, 435, 437 e 453 como “vergonhosa”, exigindo a “urgente reposição” das mesmas.

Na Moita, a estrutura local do PCP considerou os cortes inaceitáveis.

“Uma decisão que, além de gerar mais riscos de propagação da epidemia, priva os utentes do direito ao transporte e sujeita-os a riscos desnecessários para a sua saúde. Uma decisão que afecta também os trabalhadores da empresa reduzindo-lhes ainda mais os seus já baixos salários”, lembra esta concelhia comunista, realçando que a decisão da empresa foi tomada “à revelia” da AML e dos municípios.

A TST opera nos concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Palmela, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete e Lisboa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -