19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroHospital Barreiro Montijo. Serviço de Aprovisionamento renova certificação da boa gestão de...

Hospital Barreiro Montijo. Serviço de Aprovisionamento renova certificação da boa gestão de stocks

Modelo funciona em 69 serviços clínicos e armazéns do hospital

 

- PUB -

O Serviço de Aprovisionamento do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) viu mais uma vez renovada a sua certificação pelo sistema de “gestão e controlo de stocks e aquisição de bens e serviços”, através da norma ISO 9001:2015, que implementou o Projecto Integrado de Logística Hospitalar no ano de 2007, tendo recebido a sua primeira certificação em 2009. De acordo com o CHBM, o sistema “veio permitir uma maior eficiência na gestão de stocks e consumos” de todos os produtos consumidos nos serviços registados online por aquele centro hospitalar, através de um terminal móvel que “repõe a quantidade de material necessária nos serviços com base nos níveis acordados”.

Este modelo, recorde-se, está implementado em 69 serviços clínicos e armazéns periféricos do centro hospitalar, o que permite “reduzir os stocks existentes” também no armazém geral, evitando assim desperdícios para “rentabilizar os recursos humanos e materiais”, ao mesmo tempo que garante a existência de um inventário permanente dos materiais ali existentes.

O CHBM sublinha que esta área foi a primeira do Serviço Nacional de Saúde a obter esta certificação pelo referencial ISO e o segundo a “implementar o modelo logístico e-kanban”. Aquele equipamento foi também pioneiro na implementação do programa de custeio ao doente no Bloco Operatório, que é referenciado pelo Tribunal de Contas “como boa práctica”. Mais recentemente, o equipamento de saúde foi novamente reconhecido ao receber o “Prémio Mais Participativo”, atribuído pelos Serviços partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

- PUB -

Renovação cresce “motivação das equipas”

Vanessa Paulino, directora do Serviço de Aprovisionamento, considera que esta renovação “simboliza sempre a altura do ano em que cresce a motivação da equipa, mas nesta fase que vivemos e no meio de uma pandemia que levou serviços desta natureza a serem chamados ao seu mais alto nível de empenho e diligência”, para que nada falte aos profissionais na primeira linha do atendimento aos doentes Covid-19, também aumenta a sua “responsabilidade”.

O prémio, acrescenta, “demonstra mais do que nunca” ser “merecido a um grupo de trabalhadores que viveu todos estes dias ao lado dos seus clientes internos”, nomeadamente, ouvindo-os chorar, gritar, reclamar, agradecer, ter receios e medos, num “misto de sentimentos que nunca antes tínhamos vivido juntos e tão intensamente”, destaca.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -