25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalOrdem dos Advogados aponta falta de planeamento na protecção de advogados e...

Ordem dos Advogados aponta falta de planeamento na protecção de advogados e libertação de reclusos

João Massano, Presidente do Conselho Regional de Lisboa (CRL) da Ordem dos Advogados, considera que há “mau planeamento da Justiça”, para defender advogados e reclusos contra a Covid-19.  Esta semana o CRL entregou 2 mil máscaras a advogados para garantir a sua protecção individual no decorrer de audiências e diligências.

 

- PUB -

O Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados (CRL) está a distribuir gratuitamente máscaras e álcool gel por todas as 22 delegações da região, equipamentos destinados, exclusivamente, para uso em diligências presenciais. Numa primeira fase, que teve início ontem, vão ser entregues 2000 máscaras e 150 embalagens de álcool gel, refere o CRL.

Recentemente, João Massano, presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados elogiou o tribunal do Barreiro, porque em visita às instalações presenciou uma audiência com distâncias de segurança asseguradas e equipamentos de protecção. Mas, apontou que “muitos tribunais não estão a cumprir com estas medidas” e nesse caso deve ser privilegiado o trabalho remoto, para todos.

Equipamentos e medidas que, segundo o CRL, deviam estar a ser garantidos pelo Ministério da Justiça. No entanto, o apoio ao sistema e seus profissionais, tal como a libertação extraordinária de reclusos “deixam muito a desejar sobre planeamento feito”, acusa João Massano.

- PUB -

 

“Falta planeamento na libertação de reclusos”

 

- PUB -

São 1164 os reclusos libertados em todo o país até ao momento, ao abrigo da Lei n.º 9/2020, segundo dados divulgados pelo Conselho Superior da Magistratura. Mas ao jornal O SETUBALENSE, Vitor Ilharco, secretário-geral da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR), confirma que “o número chegará a mais de 2 mil”.

Quanto aos reclusos a libertar vêm de 49 estabelecimentos prisionais dos país, entre os quais estão os do distrito: Setúbal e Pinheiro da Cruz e Montijo, com ordens de libertação emitidas pelos Tribunais de Execução de Pena de Évora e Lisboa, respectivamente.

Apesar de considerar relevante esta medida, para que todos os cidadãos tenham igual protecção contra a Covid-19, o presidente do CRL da Ordem dos Advogados é assertivo, “a libertação dos reclusos em massa parece ter sido a solução encontrada pela Ministra da Justiça, para um problema que desde o início era visto como uma bomba-relógio: a propagação da Covid-19 num ambiente fechado. Mas a libertação extraordinária foi aprovada sem, ao que parece, uma rede social de resposta à reinserção”, alega.

Com os tribunais a funcionar a meio gás e o apoio jurídico reduzido ao mínimo, João Massano alerta ainda para “muitos casos a envolver reclusos e as suas famílias, que podem ficar sem resposta adequada”. Até porque as forças de segurança também estão direccionados para a contenção da Covid-19 “e vão deixar muitas famílias sem acompanhamento de proximidade”.

Preocupações partilhadas por Vitor Ilharco, da APAR. “Concordamos com as libertações, fomos nós que as propusemos a 6 de Março, mas elas trazem preocupações transversais”. Não haverá pulseiras electrónicas para todos. Depois, “como será possível conseguir respostas de reinserção “com muitas das empresas que recebem os ex-reclusos em lay-off?”, questiona.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -