26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalDo mar à terra, entre a esperança e o regresso céptico

Do mar à terra, entre a esperança e o regresso céptico

Pedro Sousa e Mário Brito, empresários com visões diferentes sobre a crise e retoma, mas ambos afectados pela Covid-19

 

- PUB -

As novas medidas de desconfinamento não apagam, para já, os danos causados ao comércio pelo período do Estado de Emergência. Mas, na busca por dias melhores, O SETUBALENSE falou com dois proprietários de negócios, um da marítimo-turística, e outro da restauração, à espera de mais clientes no coração de Setúbal.

Pedro Sousa tem no À Vela Passeios o azul da sua vida, a mesma cor das águas onde leva a passear os clientes. Entre o Sado e o Atlântico, a pandemia Covid-19 fez-se sentir e o negócio ainda está “em stand by”.

“Estou a aguardar autorizações, mas tudo indica que seja dia 1 de Junho [hoje]. Estou parado desde o meio de Março. A Capitania já me disse que podia trabalhar, mas não há nenhum documento contrário ao que proibiu a actividade marítimo turística”, refere Pedro.
Mesmo “sem documentos”, o À Vela Passeios vai começar a trabalhar, havendo já “contactos com clientes e passeios marcados”, com base nas palavras ouvidas na Capitania.

- PUB -

No entanto, existe “esperança” de Pedro Sousa, devido a fazer “passeios privados e eventos”. “Esta situação deixou as pessoas confinadas e a minha expectativa é que os portugueses venham, porque fazem muito turismo interno. Tenho de pensar positivo, mas o trabalho não vai ser nem metade do que no ano passado”, confessa a finalizar a conversa.

As mesas que não rendem

“Céptico”. Assim se define Mário Brito, proprietário do restaurante Ostradomus, localizado na Avenida Luísa Todi, em Setúbal.

- PUB -

Com apenas “50% do espaço disponível”, admite ter menos clientes, “duas ou três mesas por dia”, após o regime de take-away apenas.

“Devemos encarar a situação com cepticismo. Os dias mais cheios, antes, compensavam aqueles com menos gente. Agora com dez lugares cá dentro e oito lá fora…”, diz conformado.

No entanto, para este último caso, o primeiro-ministro António Costa anunciou na sexta-feira novas medidas para a restauração. Veremos se o estrago ainda é passível de recuperação.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -