25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalCavalo com vírus do Nilo em Alcácer do Sal obriga a cuidado...

Cavalo com vírus do Nilo em Alcácer do Sal obriga a cuidado com mosquitos

Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral recomenda à população medidas para prevenir picadas de mosquitos

 

- PUB -

A detecção de um cavalo infectado com o vírus do Nilo Ocidental, em Alcácer do Sal, levou a Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral a recomendar à população medidas de prevenção de picadas de mosquitos.

“A situação [de infeção de um equídeo] foi identificada no âmbito das ações de vigilância dos serviços veterinários relativamente aos cavalos”, disse hoje em declarações à agência Lusa a delegada de Saúde do Alentejo, Filomena Araújo, que esclareceu não existir informação de qualquer pessoa infetada até ao momento.

No entanto, para prevenir situações de eventual infeção, a Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral emitiu esta semana um comunicado no sentido de “informar a população”, bem como de divulgar “recomendações” de “medidas de proteção” em relação aos mosquitos, “que são os transmissores do vírus do Nilo”.

- PUB -

Aplicar repelente de insetos, em particular ao amanhecer e entardecer, colocar o repelente após a aplicação do protetor solar, proteger janelas, carrinhos de bebé e berços com redes mosquiteiras, usar calças, camisolas de manga comprida e calçado fechado são as recomendações feitas pela entidade responsável pela Saúde Pública na região.

A Autoridade de Saúde recomenda ainda “eliminar os locais de reprodução de mosquitos, como poças e charcos”.

“Neste momento não temos informação de haver pessoas infetadas nem de ter mosquitos também identificados”, indicou Filomena Araújo, que esclareceu estar em curso a nível nacional “um programa de vigilância de mosquitos que possam transmitir este tipo de doenças” e que “também funciona na zona de Alcácer do Sal”.

- PUB -

“Havendo esta ocorrência, importa-nos alertar as pessoas de modo a saberem como proceder para eventual risco”, acrescentou a mesma responsável, que assegurou que a “situação está neste momento sob controlo”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -