29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalAlcácer do Sal aponta ao futuro com aposta no digital

Alcácer do Sal aponta ao futuro com aposta no digital

Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal, diz que o concelho ‘pretende agarrar o futuro com as duas mãos, dotando das ferramentas necessárias toda a comunidade educativa’

 

- PUB -

Um ciclo de workshops dirigido a todos os alunos do concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário, um fórum aberto ao público e um concurso de drones dão corpo à primeira edição das Jornadas Municipais de Educação que a Câmara de Alcácer do Sal vai promover, depois de amanhã e no próximo sábado, sob o tema “Educação e inclusão digital – um caminho para o sucesso”. Os workshops, que apresentam como metas “inovar, construir e aprender”, vão ter lugar na Escola Secundária de Alcácer do Sal e o fórum, agendado para dia 24, decorrerá no Auditório Municipal.

Vítor Proença, presidente da autarquia, destaca a iniciativa e aponta o objectivo central. “O concelho de Alcácer do Sal pretende agarrar o futuro com as duas mãos, dotando das ferramentas necessárias toda a comunidade educativa, desde pessoal docente e não-docente aos pais, encarregados de educação e alunos”, diz, considerando que “a educação e inclusão digital é um caminho para o sucesso”, sendo que em Alcácer do Sal “aposta-se na construção da via virtual para o futuro, pelos jovens, por um melhor amanhã”.

O autarca, juntamente com Nelson Latas, director do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, vai participar na sessão de abertura do fórum marcada para as 9h30 do próximo sábado. Composto por dois painéis subordinados aos temas “Os desafios e oportunidades no digital – a caminho das aprendizagens” e “Boas práticas inovadoras em educação – digital, o futuro hoje”, o fórum permitirá debater e partilhar experiências, tendo em vista, segundo a autarquia, “o desenvolvimento de instrumentos que, de forma articulada, fomentem a melhoria das aprendizagens e ajudem a compreender como pode o digital melhorar a educação e a inclusão dos alunos e das escolas”.

- PUB -

Neuza Pedro, professora auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Carlos Cunha, professor, e João Barracho, do CDI Portugal, integram como oradores o primeiro painel atrás referido; Fernanda Ledesma, presidente da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), eintervirá no segundo painel.

 

Espaços tecnológicos e drones

- PUB -

 

As jornadas vão apresentar em Alcácer do Sal vários espaços tecnológicos, para realização de workshops, que permitirão às crianças e jovens do concelho “o contacto com novas ferramentas e conhecimentos baseados no digital”, salienta a edilidade. Durante a iniciativa, os alunos vão poder aprender mais “sobre as áreas da programação, robótica, modelação e impressão 3D, e gaming”, ao mesmo tempo que poderão ainda colocar em prática “os ensinamentos transmitidos e experimentar por si mesmos, fazendo acontecer em vez de apenas assistir”. Os workshops vão realizar-se entre as 9h00 e as13h00 e das 14h00 às 17h00.

Mas há mais. Os alunos desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário “terão ainda a oportunidade de participar num concurso de mini-drones programados e controlados à distância”. A participação é gratuita mas limitada a um total de 20 inscritos, com um máximo de dois alunos por turma. Esta acção realiza-se na sextya-feira entre das 17h30 às 19h30, na Escola Secundária de Alcácer do Sal.

A primeira edição das Jornadas Municipais de Educação conta com a colaboração dos agrupamentos de escolas de Alcácer e Torrão e é cofinanciada pelo Alentejo 2020.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -