26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalCaminhos de Santiago vão ser oferta turística estruturada a partir de Julho

Caminhos de Santiago vão ser oferta turística estruturada a partir de Julho

Os 1.300 quilómetros que ligam a Santiago de Compostela vão estar assinalados na região muito em breve. Turismo do Alentejo aponta ao turista “com mais de 60 anos, que vai dormir nos hotéis e comer nos melhores restaurantes”

- PUB -

 

Os percursos dos Caminhos de Santiago no território da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), que inclui o Litoral Alentejano, no distrito de Setúbal, vão estar completamente assinalados “até Julho” deste ano, revelou no sábado o presidente desta entidade, António Ceia da Silva.

Segundo o mesmo responsável, a conclusão dos trabalhos de sinalização destes percursos, que estrutura a oferta como produto turístico, vai permitir à região aproveitar melhor este segmento.

- PUB -

A aposta dirige-se aos “turistas, com mais de 60 anos, que têm poder de compra e não ficam [alojados] nas misericórdias e nos bombeiros”, disse Ceia da Silva. O presidente do Turismo do Alentejo sublinha que este turista “dorme nos hotéis e come nos melhores restaurantes” pelo que, conclui, este investimento vai “mudar a face do turismo na região”.

Ceia da Silva, que falava na inauguração do renovado Museu Municipal Pedro Nunes, em Alcácer do Sal (ver páginas 4 e 5), apontou por isso a necessidade de os municípios do Alentejo apostarem na recuperação do património e na valorização urbana e paisagística.

“Dai a importância de muitos museus Pedro Nunes, porque não basta atrair e captar turistas, é preciso depois fixa-los”, afirmou.

- PUB -

 

Turismo no Alentejo cresceu 20% em Janeiro

O turismo no Alentejo continua em acelerado ritmo de crescimento, tendo registado uma subida de 20 por cento, em Janeiro deste ano, no segmento de turistas do mercado interno, anunciou o presidente da ERTAR. E acrescentou que “Alcácer do Sal foi dos concelhos que mais cresceu”.

A região do Alentejo e Ribatejo foi a que registou maior crescimento no turismo nos últimos oito anos, período em que este foi também o sector que maior crescimento económico obteve em Portugal.

A tendência regional continua a ser de aumento da procura, do número de turistas, um pouco em contraciclo com outras regiões do país que já sofrem quebras decorrentes do regresso à concorrência de destinos estrangeiros que estiveram afectados por guerras e conflitos.

O turismo no Egipto está a recuperar fortemente, disputando 10 milhões de potenciais visitantes com Portugal, exemplificou Ceia da Silva, alertando para a importância da estratégia nesta batalha com outras regiões do país e do mundo.

“O Alentejo é apontado por jornais e revistas de referência no mundo como a nova Toscania”, frisou o responsável lembrando que ainda há pouco tempo o Alentejo era a região das anedotas.

Ceia da Silva aponta a aposta na certificação, na excelência e na valorização da identidade que a Entidade de Turismo tem vindo a fazer, por exemplo com os cinco “selos” da Unesco já conquistado, como a estratégia certa para colocar o Alentejo no mapa mundial dos destinos turísticos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -