26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalCucumbi Hotel atrai turistas a Alcácer do Sal

Cucumbi Hotel atrai turistas a Alcácer do Sal

Alojamento local, inserido em quinta com 118 hectares, abriu portas há cerca de três meses. Câmara Municipal realça sucesso do empreendimento que já vai tendo bastante procura

 

- PUB -

 

Tem nome de rio angolano e é mais um empreendimento turístico de sucesso que emergiu no concelho de Alcácer do Sal, no litoral alentejano, por entre planaltos e planícies, na Herdade Serra dos Mendes (Barrancão). O Cucumbi Hotel – alojamento local que abriu portas no passado mês de Junho e que já aspira a tornar-se num hotel rural – contempla três apartamentos e quatro suites, numa quinta de 118 hectares, proporcionando momentos únicos de lazer, oferta que tem gerado bastante procura entre turistas nacionais e estrangeiros.

O Cucumbi, que veio revitalizar o Barrancão, é propriedade de Catarina e António Francês e apresenta como mais-valias “um atelier de cerâmica, salão de jogos, piscina de água salgada, espaços de descanso ao ar livre, sala comum com piano – utilizada em tempos por Álvaro Cunhal, segundo o proprietário –, além de uma cozinha comum onde é possível tomar o pequeno-almoço ou até mesmo jantar, a convite do casal proprietário, que aposta nos pratos vegetarianos com produtos biológicos”, revela a Câmara Municipal de Alcácer em nota de Imprensa.

- PUB -

“O que as pessoas gostam é que chegam aqui, jantam connosco e, às tantas, já estão a conversar com os outros hóspedes como se fossem amigos e isso é muito giro. As pessoas ajudam, ensinam-nos imensas coisas e está a ser muito interessante”, disse Catarina Francês, citada na mesma nota.

“A quinta de 118 hectares pertencia à família de Catarina Francês e, há dois anos, a proprietária e o marido assumiram a antiga Cooperativa dos ‘Cravos Vermelhos’ em início de projecto turístico, investiram na reabilitação do espaço e abriram portas em Junho, com grande procura por turistas nacionais e internacionais”, realça a autarquia, considerando que este é “mais um empreendimento turístico de sucesso no concelho”.

História e ambiente

- PUB -

A denominação do alojamento local tem história amarrada a geografia e até ultrapassa fronteiras. É que Cucumbi é o nome do rio que nasce perto da aldeia angolana onde António Francês nasceu.

O espaço turístico recém-criado assume-se também como um projecto ambientalmente sustentável. Segundo o município, todas as águas no Cucumbi são recicladas e reaproveitadas, os produtos usados são orgânicos e biodegradáveis e a comida é biológica, sendo que os proprietários estão a tentar que a totalidade dos produtos utilizados na alimentação venham a ser produzidos na própria quinta.

A Herdade Serra dos Mendes apresenta “culturas e árvores variadas, estufas, ovil (um rebanho com 180 ovelhas) e um aviário destinado a um projecto de repovoamento para quatro raças autóctones de galinhas em vias de extinção”. Além de fornecerem produtos biológicos para o espaço hoteleiro, estas apostas “permitem também a concretização de semanas temáticas em que os hóspedes podem acompanhar, por exemplo, a tosquia das ovelhas”, conclui a autarquia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -