20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalAlcácer prepara manifesto contra “desinteresse do Governo” pela região

Alcácer prepara manifesto contra “desinteresse do Governo” pela região

Documento escrito em nome da população diz que executivo de António Costa esqueceu o concelho e o Litoral Alentejano e exige investimento

 

- PUB -

O Município de Alcácer do Sal está a preparar um manifesto, “redigido em nome da população” a exigir “mais investimento da administração central” e a reclamar do “desinteresse do Governo” no concelho e na região “.

A proposta de manifesto foi aprovada pela maioria CDU na última reunião de Câmara, após intensa discussão entre maioria e oposição, com o PS a abandonar a sessão na hora da votação, e vai agora ser submetido à Assembleia Municipal para aprovação para depois ser remetido ao Governo.

No documento, o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, reivindica o cumprimento, por parte do Governo, dos “deveres e obrigações para com as pessoas de Alcácer e da região”, e exige investimento do Estado em áreas como o ambiente, transportes públicos, segurança rodoviária, redes de água e saneamento, cuidados de saúde, ensino e escolas, tribunal de Alcácer e conservatória de registos, proteção animal, demografia e natalidade, segurança e proteção civil.

- PUB -

O autarca afirma que “o Município de Alcácer tem cumprido e tem feito tudo o que está ao seu alcance e no âmbito das suas competências para dinamizar a economia e promover o bem-estar das populações” e acusa o anterior governo de António Costa de ter esquecido Alcácer do Sal.

Vítor Proença pretende usar o manifesto como “respaldo” nas reuniões com membros do Governo e noutras acções de reivindicação de investimento. “Este documento será o nosso guia no trabalho ministério a ministério”, disse o autarca, defendendo que o início da nova legislatura é o momento oportuno para a iniciativa.

A vereadora Clarisse Campos justificou o abandono da votação por parte do PS dizendo que a Câmara não tem competência para aprovar este manifesto, por tratar-se de matéria da “competência exclusiva“ da Assembleia Municipal.

- PUB -

A eleita socialista assegurou tratar-se “não de uma questão partidária mas de legalidade”, tendo recordado que “o PS tem estado ao lado do executivo permanente na defesa de Alcácer do Sal”.

Entre as medidas que o município exige ao Governo, constam o fornecimento de água do Alqueva ao Pego do Altar, o desassoreamento do rio Sado, a reabilitação dos areeiros de Castelo Ventoso, recuperação da ligação ferroviária a Setúbal e Lisboa com paragem dos comboios em Alcácer, reparação de várias estradas, financiamento comunitários para as redes de águas e esgotos, reforço de médicos, enfermeiros, auxiliares para as escolas e efectivos da GNR, assim como a elevação do tribunal de Alcácer a competência genérica, com mais juízes.

 

Voto de pesar pelo falecimento de Baltazar Pestana

A Câmara de Alcácer aprovou um voto de pesar pelo falecimento de Baltazar Fava Pestana, militante comunista e antigo presidente da Junta de Freguesia do Torrão, que faleceu dia 10, com 80 anos.

“Homem simples e fácil trato, sempre ligado à comunidade do Torrão e, fundamentalmente, preocupado com questões do serviço público. Ao longo de toda a sua vida, Baltazar Pestana destacou-se como um exemplo de coragem e de determinação nas lutas políticas em que se envolveu.”, recorda o voto em que o executivo municipal considera que com o falecimento de Baltazar Pestana, “o Torrão ficou mais pobre.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -