29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalCâmara de Alcácer do Sal apoia compra de ventiladores e de aparelhos...

Câmara de Alcácer do Sal apoia compra de ventiladores e de aparelhos de análise

Município aplica plano de resgate à economia, de protecção à sociedade e aos profissionais do concelho

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal meteu em prática um conjunto de 15 medidas de emergência económica e social, numa altura em que a população tem de permanecer nas suas residências devido à proliferação do vírus Covid-19 e que a maioria dos estabelecimentos do concelho foi obrigada a encerrar.

Como medida de combate contra a nova pandemia, a autarquia disponibilizou-se para “apoiar a aquisição de ventiladores para a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital do Litoral Alentejano e a de aparelhos de análise da Covid-19”, lê-se em comunicado.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, direccionou três das iniciativas para o consumo de água, no qual procedeu à “isenção do valor total da factura dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos aos consumidores do tarifário social doméstico” e à “isenção do pagamento das tarifas fixas para todos os consumidores domésticos e não domésticos”, durante os meses de Abril e Maio. Resolveu, ainda, prolongar “os planos de pagamento de água em dívida, criando um período intercalar de dois meses para todos os consumidores”.

- PUB -

A autarquia procedeu, também, à suspensão, até ao mês de Dezembro, do pagamento “das taxas de conservação nos lotes empresariais na Zona Industrial Ligeira de Alcácer do Sal, na Zona de Actividades Económicas do Torrão e nos Lotes Industriais de Iniciativa Municipal da Comporta”, de “rendas de espaços comerciais em propriedade municipal” e de “taxas referentes à ocupação do espaço público aos detentores de estabelecimentos comerciais”.

Proteger a população e os profissionais

O município desenvolveu, também, medidas que visam salvaguardar a sociedade do concelho de Alcácer do Sal. Desta forma, para albergar a população em isolamento sanitário, a Câmara Municipal procedeu à limpeza e desinfecção do lar de estudantes. No que diz respeito à população mais carenciada e vulnerável, foi criado um Banco Solidário, para o fornecimento de alimentos, e reforçada a linha de apoio para as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), com o provimento de equipamentos de protecção individual.

- PUB -

Direccionado a proteger os profissionais que se encontram na linha da frente ao combate da nova pandemia, a autarquia vai fornecer onze refeições diárias à equipa permanente de bombeiros do concelho, confeccionadas no refeitório do Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer do Sal. Foi, ainda, disponibilizado gratuitamente alojamento aos profissionais de saúde que, não residentes em Alcácer do Sal, ali tenham que ficar alojados.

Gel Desinfectante distribuído pelo concelho

O combate ao novo vírus Covid-19 foi reforçado na região, através da distribuição de gel desinfectante pelas instituições locais existentes no concelho alcacerense. A entrega, realizada porta a porta por elementos do executivo da Câmara municipal de Alcácer do Sal, decorreu nas instituições particulares de solidariedade social, nas corporações de bombeiros e na GNR.

A linha de fornecimento do produto, que ocorreu “durante os últimos dias” através da entrega de vários garrafões, representa “mais uma medida que a autarquia considera importante nesta batalha, que todos travamos, contra a iminência do contágio pelo coronavírus”, revela o município em nota de imprensa.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público
- PUB -