25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalCovid-19: Câmara de Alcácer do Sal reclama do Governo subsídio de insalubridade...

Covid-19: Câmara de Alcácer do Sal reclama do Governo subsídio de insalubridade e risco

A Câmara de Alcácer do Sal (Setúbal) solicitou ao Governo a atribuição de um subsídio de insalubridade e risco para os trabalhadores da autarquia, como “compensação” por estarem expostos a “elevado risco de contágio” pela Covid-19.

- PUB -

O pedido de atribuição do subsídio de insalubridade e risco foi aprovado hoje, em reunião de câmara, indicou a autarquia, em comunicado enviado à agência Lusa.

“Face ao actual clima de exigência constante de tomada de medidas urgentes e extraordinárias para combater a pandemia de Covid-19”, o município “aprovou um pedido de atribuição”, feito ao Governo, “de um subsídio de insalubridade e risco”, uma medida que “zela pela segurança dos funcionários” camarários, pode ler-se no comunicado

Segundo a câmara, “a compensação aos funcionários que se encontram a desempenhar diariamente funções indispensáveis ao bem-estar e segurança da população, estando muitas vezes expostos a um elevado risco de contágio, não só é fundamental nesta fase, como é uma exigência justa neste tempo de pandemia provocada pela covid-19”.

- PUB -

Além de Alcácer do Sal, também o município alentejano de Évora, em comunicado divulgado no dia 11 deste mês, revelou a aprovação em reunião camarária, por unanimidade, de uma proposta para a atribuição deste mesmo subsídio aos trabalhadores das autarquias locais, perante a pandemia de covid-19, e reclamou que devia ser “rapidamente regulamentado e aplicado” o respetivo decreto-lei.

Na altura, a Câmara de Évora lembrou que há trabalhadores camarários que, todos os dias, têm de exercer funções necessárias à população, nomeadamente nas áreas da higiene e limpeza, água e saneamento, proteção civil ou cemitérios, e reclamou que “faz pleno sentido que este decreto-lei seja rapidamente regulamentado e aplicado perante a pandemia de covid-19”.

“Há um conjunto de trabalhadores a cumprir diariamente funções imprescindíveis à vida das comunidades, às quais estão associadas condições de insalubridade e risco”, que estão “hoje particularmente agravadas pelo perigo de contágio que podem pôr em causa a saúde e a própria vida” desses funcionários, frisou.

- PUB -

Na tomada de posição, a Câmara de Évora solicitou ao Governo, “porque se trata de uma justa exigência destes tempos de pandemia, que reconheça estas condições a que estão sujeitos milhares de trabalhadores no desempenho de funções essenciais à sociedade”.

“E que regulamente e determine a aplicação do Suplemento de Insalubridade e Risco, no valor previsto do Decreto-Lei nº 53-A/98, a todos os trabalhadores que se encontram nesta situação”.

Portugal contabiliza 1.369 mortos associados à covid-19 em 31.596 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

No Alentejo, segundo a DGS, há 257 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -