19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalAlcácer instala monitores de ultravioleta nas piscinas ao ar livre

Alcácer instala monitores de ultravioleta nas piscinas ao ar livre

A autarquia instalou monitores para evitar queimaduras solares. Entretanto reforço apoio financeiro aos bombeiros

As piscinas ao ar livre de Alcácer do Sal já dispõem de dispositivos autónomos para monitorização ultravioleta (IUV), que permitem em tempo real perceber os índices de radiação ultravioleta e, deste modo, tomar determinadas opções que previnem e protegem a saúde da população.

- PUB -

Para o município esta opção era necessária, uma vez que permite “prevenir que quem frequenta estas piscinas ao ar livre passe por episódios de queimadura solar, que ocorrem durante a época balnear”.

Ao mesmo tempo, visa “alertar e consciencializar os cidadãos para que possam proteger-se, agir em consciência e, a longo prazo, mudar comportamentos nocivos para a saúde pública”.

Este projecto, denominado “IUVSense” e dinamizado pela empresa OptiSigma, está disponível online, sendo que os dados específicos relativos aos níveis UV nas piscinas descobertas de Alcácer do Sal e podem ser consultados em tempo real.

- PUB -

Apoio de seis mil euros para os bombeiros

Entretanto a Câmara de Alcácer do Sal aprovou, na reunião ordinária de ontem, a atribuição de um apoio financeiro no valor de seis mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal – Corpo de Salvação Pública, para apoio na época de combate a incêndios florestais deste ano.

A 28 de Maio, o executivo já tinha deliberado apoiar a contratação, por parte dos Bombeiros de Alcácer, de dois novos elementos para a época de combate a incêndios florestais, através de um apoio financeiro de 10 mil euros.

- PUB -

“A actual situação de risco de deflagração de incêndios florestais no concelho, cujo período excepcional de campanha de fogos florestais teve início no dia 15 de Maio e decorre até 15 de Outubro, exige um esforço financeiro suplementar que, lamentavelmente, os bombeiros do concelho não dispõem, à semelhança de outras corporações de bombeiros do país”. A isto acrescenta que, com a atribuição destes novos apoios, os Bombeiros de Alcácer do Sal “ficam dotados de melhores condições para o combate aos incêndios florestais no concelho”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -