6 Março 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Alcácer do Sal Covid-19: Alcácer do Sal adopta novas medidas de emergência económica e social

Covid-19: Alcácer do Sal adopta novas medidas de emergência económica e social

A Câmara de Alcácer do Sal (Setúbal) anunciou hoje que decidiu adotar novas medidas de emergência económica e social para o concelho e prolongar outras já implementadas, face à evolução da pandemia de covid-19.

- PUB -

Para responder ao sucessivo aumento de casos ativos de covid-19 no concelho, o executivo municipal esteve hoje reunido “para analisar e definir as medidas de emergência económica e social”, neste “momento sensível do contexto pandémico”, explicou o município, em comunicado.

A autarquia aprovou um total de 14 medidas a implementar, ao longo do ano, como a isenção do valor total das tarifas fixas e variáveis no abastecimento de água, saneamento e resíduos, entre fevereiro e julho, para todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

São também abrangidos por esta isenção as duas associações de Bombeiros do concelho, as associações culturais (filarmónicas) e os clubes desportivos.

- PUB -

Os consumidores abrangidos pelo tarifário social e doméstico, por seu turno, vão estar isentos do valor da componente fixa e de metade da componente variável das faturas de abastecimento de água, saneamento e resíduos, no mesmo período.

Por seu turno, a partir deste mês e até final de junho, ficam isentos do pagamento das tarifas fixas do abastecimento de água, saneamento e resíduos todos os estabelecimentos comerciais que viram a sua atividade encerrada no âmbito da 3.ª vaga da pandemia, entre eles restaurantes, cafés, salões de cabeleireiro, estética e outros, mediante requerimento.

Até ao final do ano, será aplicada a isenção do pagamento de taxas de conservação dos lotes empresariais na Zona Industrial Ligeira (ZIL) de Alcácer do Sal, Zona de Atividades Empresariais do Torrão e Loteamento Industrial da Comporta, assim como das rendas de quiosques e afins e dos espaços comerciais em propriedade municipal.

- PUB -

Segundo a autarquia, está ainda prevista a isenção do pagamento de taxas referentes à ocupação do espaço público e publicidade aos detentores de estabelecimentos comerciais.

Outra das decisões passa por isentar o pagamento dos valores pagos pelos pais dos alunos inscritos nas atividades de animação do apoio à família do Centro Pré-Escolar de Alcácer do Sal, Jardim de Infância da Comporta e Jardim de Infância do Torrão.

É também concedida a isenção no pagamento nos valores pagos pelos pais das 120 crianças inscritas na Oficina da Criança até julho deste ano.

A câmara prevê ainda fornecer 63 mil máscaras à população e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos lares e bombeiros, bem como outro apoio logístico, tendo decidido igualmente a isenção do pagamento das rendas das habitações sociais municipais, até dezembro, e a suspensão dos processos de execução fiscal e contraordenação, até ao próximo mês de março.

As medidas incluem igualmente a manutenção dos apoios previstos em protocolos estabelecidos com o movimento associativo, a ajuda na divulgação da restauração do comércio de bens alimentares que se encontram em regime de ‘take-away’ e entregas ao domicílio e o apoio de emergência prestado a famílias carenciadas devidamente assinaladas.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...
- PUB -