26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteALCOCHETE | Maioria do executivo realça um ano de trabalho muito positivo

ALCOCHETE | Maioria do executivo realça um ano de trabalho muito positivo

No balanço ao primeiro ano de mandato, o presidente da Câmara destaca a instalação de unidade móvel de Saúde no Passil, as requalificações nos equipamentos desportivos e o investimento na Educação

- PUB -

Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, faz um balanço “bastante positivo” ao primeiro ano de mandato, salientando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com “determinação, rigor e transparência”, ao mesmo tempo que enumera algumas das principais medidas tomadas neste período.

“A assinatura do protocolo para a instalação de uma unidade móvel de Saúde no Passil que estava privada de médico” foi uma medida considerada “fundamental”, até porque permitiu “dotar o Passil de um médico e respectivo enfermeiro”, disse o autarca socialista.

“Requalificámos a Escola Básica, o Parque Infantil e o recinto desportivo do Passil. Estamos a colocar um relvado sintético no Campo de Futebol da Quinta da Praia no Samouco, uma promessa cumprida que se iniciou agora. Estamos também a proceder à requalificação do Pavilhão Municipal do Samouco. Estamos a dotar a freguesia de um conjunto de infra-estruturas devidamente recuperadas e preparadas para enfrentar os desafios que o futuro nos coloca no plano desportivo”, frisa Fernando Pinto, destacando também obras realizadas na freguesia de São Francisco.

- PUB -

“Requalificámos a Rua da Pacheca, obra há muito reclamada pelos seus moradores e dotámos ainda a freguesia de meios para que o espaço público se possa tornar um exemplo para todo o concelho.”

Em Alcochete, acrescenta o edil, foram ampliadas “as instalações da Escola da Restauração” e criado “um espaço com melhores condições para a comunidade escolar” exercer funções. “O entusiasmo gerado na recepção a todos os que na escola trabalham e que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa, foi disso prova”, realça.

O autarca destaca igualmente a candidatura para “Construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CRO) do Município de Alcochete”, as várias “acções realizadas no Mercado Municipal”, o protocolo com a ACISTDS “para valorização do comércio local” e a disponibilização de “um lanche gratuito por dia a todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo, abrangidos pelos Escalões A e B”. A recente assinatura do protocolo “Saúde Oral para Todos”, que permitirá a todos o acesso a cuidados de saúde oral no Centro de Saúde de Alcochete, num processo em que a autarquia investe 20 mil euros, é outra das decisões realçadas, tal como “as obras de pavimentação do cemitério e a construção de 60 ossários”. A concluir, o presidente da Câmara afirma: “Alcochete está hoje melhor do que estava ontem”.

- PUB -

Vasco Pinto fala em ano de muito trabalho

Avaliação igualmente positiva faz Vasco Pinto, vereador eleito pela coligação CDS-PP/PSD, a quem a maioria socialista atribuiu vários pelouros (Cultura, Identidade Local e Turismo; Sector de Modernização, Gestão de Sistemas e Tecnologias; Sector Energético e Iluminação; e Sector de Saúde Pública).

“Faço um balanço positivo, um ano de muito trabalho na valorização do património material e imaterial do concelho. Além do total desgaste dos meios operacionais, encontrámos uma realidade complexa no que respeita às condições dos equipamentos municipais”, afirma o autarca do CDS-PP. “Apostámos na requalificação dos equipamentos e em dotá-los de melhores condições e comodidades para os utilizadores e profissionais do município. Destaco as candidaturas aprovadas para requalificação da Igreja da Misericórdia – Núcleo de Arte Sacra, e para modernização do Mercado Municipal de Alcochete. Aguardamos aprovação da candidatura para um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia.”

Quanto às novas tecnologias e acesso à informação, Vasco Pinto revela que em breve o município terá “uma aplicação que permitirá (a munícipes e visitantes) aceder a conteúdos de informação e a informações úteis”. E acrescenta que irá ser instalado “Wi-Fi gratuito, com cinco pontos de acesso em Alcochete”.

O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO questionou igualmente, através de e-mail, o vereador da CDU, José Luís Alfélua, mas não obteve qualquer resposta.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -