26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete espalha magia com comboio natalício

Alcochete espalha magia com comboio natalício

Celebrações da quadra em todo o concelho

 

- PUB -

A magia do Natal também já chegou a Alcochete. Até 6 de Janeiro próximo, a Câmara Municipal apresenta uma programação – iniciada no passado dia 1 – repleta de actividades dirigidas a miúdos e graúdos, sem dispensar as tradicionais decorações que animam as principais ruas da vila, como a Árvore de Natal no Largo de S. João ou o presépio junto à Igreja Matriz. Um Mercado de Natal e o ciclo de concertos alusivos à época festiva são destaques do programa preparado pelo município, mas a surpresa tem sido o comboio especial de Natal, que tem gerado sucesso, sobretudo, entre  a pequenada, com viagens marcadas para todo o concelho.

O comboio especial de Natal promete “percursos divertidos pelas ruas de Alcochete, Samouco e São Francisco”, afirma a autarquia, reforçando que, até 6 de Janeiro, o veículo natalício irá “circular nas três freguesias do concelho, com viagens gratuitas para as crianças em idade escolar e para a população em geral”. Até ao próximo dia 13, o comboio “vai estar ao serviço da comunidade escolar, excepto aos fins-de-semana”, período em que será disponibilizado à população em geral. A partir de dia 17, o ‘veículo festivo’ estará então ao serviço de todos com viagens gratuitas diárias, durante a semana, às 11h00 e às 15h00, excepto nos dias de Natal (25) e de Ano Novo (1 de Janeiro).

“Em todos os fins-de-semana de Dezembro, e no primeiro fim-de-semana de Janeiro de 2019, o comboio circulará na vila de Alcochete entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30, com partida e chegada em local devidamente assinalado, junto à paragem de táxis, no Largo de São João”, indica a autarquia, que convida as famílias a participarem nas diferentes iniciativas que integram as celebrações em todo o concelho.

- PUB -

 

Concertos nas três freguesias

 

- PUB -

“A Árvore de Natal convida a uma visita, assim como o Mercado de Natal, instalado no Jardim do Coreto, que apresenta doçaria e artesanato alusivos à época e tem programação própria. São mais de duas dezenas de participantes e um vasto programa de actividades com destaque para animações de leitura e animações de rua”, sugere o município a concluir.

Já o ciclo de concertos de Natal vai passar pela Igreja de São Brás, no Samouco, pela Junta de Freguesia de São Francisco, pelo Núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal e pelo Fórum Cultural de Alcochete. Hoje, pelas 21h30, na Igreja de São Brás, haverá a actuação de Angelicus Duo (voz e harpa); amanhã, pelas 17h30, actua na Junta de Freguesia de São Francisco o Conservatório Regional de Artes do Montijo; e no domingo, pelas 18h00, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal (Igreja da Misericórdia) será a vez de o Orfeão da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 subir ao palco.

 

Programação do Mercado de Natal

Galeria Municipal dos Paços do Concelho

Exposição de Pais Natais (coleção de Ana Pérola)

 

Amanhã

Galeria Municipal dos Paços do Concelho // 11h00 e 15h00

“Como o Grinch Roubou o Natal” (animação do livro e da leitura)

Largo de São João e Largo Almirante Gago Coutinho (jardim do Coreto) // 10h30, 12h00, 14h30, 16h30

“Soldadinhos de Natal” (animação musical itinerante)

 

Domingo

Largo de São João e Largo Almirante Gago Coutinho (jardim do Coreto) // 10h00 às 18h00

Animação pela Cabeças no Ar…Te, Associação Cultural e Recreativa (pinturas faciais, balonismo, malabarismo e personagens animadas)

Galeria Municipal dos Paços do Concelho // 11h00 e 15h00

“O Dinossauro que Comeu o Natal” (animação do livro e da leitura)

Largo de São João // 16h00

Coro Infanto-Juvenil da Sociedade Imparcial 15 de janeiro de 1898 (música)*

*Em caso de condições climatéricas adversas realiza-se na Galeria Municipal dos Paços do Concelho.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -