27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcocheteDesporto de Alcochete a Setúbal coloca milhares de atletas na ribalta dos...

Desporto de Alcochete a Setúbal coloca milhares de atletas na ribalta dos Jogos do Futuro

De 14 a 16 de Junho cerca de 3 mil atletas de 25 modalidades participam nos Jogos do Futuro. Este ano com tema dedicado ao “Desporto ao Longo da Vida” e presença do ex-futebolista Luisão

 

- PUB -

 

 

Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal estão agendados para 14, 15 e 16 de Junho sendo dedicados a jovens praticantes de modalidades desportivas nos concelhos Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. Com início oficial a 14 de Junho no Parque José Afonso da Baixa da Banheira, a 6ª edição dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal (JFRS) foi apresentada esta terça-feira na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça no Moita.

- PUB -

“Há doze anos demos início à prática desportiva nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal como símbolo de democratização e inclusão em sociedade”, destacou Rui Garcia, enquanto presidente da Associação de Municípios de Região de Setúbal (AMRS) e presidente da Câmara Municipal da Moita, este ano autarquia anfitriã do evento desportivo.

“As primeiras organizações dos Jogos do Futuro foram realizadas através da organização dos municípios da península de Setúbal com um trabalho de cooperação que deu início a este extraordinário projecto em torno do desporto escolar”. A participação da AMRS apenas chegou mais tarde e nasceu “precisamente através desse trabalho de organização comum”. Uma organização que traduz “a forte aposta no acesso à prática desportiva de forma democratizada”, destaca Rui Garcia recordando ainda, “o que éramos há 45 anos em termos de equipamentos, prática desportiva e o que somos hoje represente precisamente o resultado desse crescimento conjunto”.

Um contexto também defendido por Rui de Carvalho, coordenador nacional do Desporto Escolar, afirmando que “o desporto escolar está e quer continuar a trabalhar com as autarquias” e “a península de Setúbal é um bom exemplo disso. Aqui trabalha-se bem com o desporto escolar e existem condições para isso devido às caraterísticas da região, ente a serra, o rio e o mar”.

- PUB -

O professor destacou o tempo em que leccionou no Barreiro e na Moita recordando os dois concelhos com “sua casa” e o local em que começou a movimentar a semente do desporto escolar a sul do Tejo, “em especial devido às características únicas da região e os equipamentos e quem as autarquias têm apostado ao longo dos anos”.

O mega evento desportivo organizado com o apoio da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), em parceria com a coordenação nacional do Desporto Escolar, movimento associativo popular e associações distritais de modalidades, leva aos palcos de nove concelhos da região 2 500 praticantes de 25 modalidades. Desde o Andebol, ao Atletismo, Basquetebol, Boccia, Canoagem, Futebol de 11, Futebol de 9, Futebol de 7, Futebol de Praia, Futsal, Hip-Hop, Hóquei em Patins, Judo/Judo Adaptado, Karaté (Shotokan), Natação, Orientação, Patinagem Artística, Rugby, Surf Adaptado, Skate, Ténis, Ténis de Mesa /Ténis de Mesa em Cadeira de Rodas, Vela, Voleibol (Feminino) e Xadrez.

 

“Desporto ao Longo da Vida”

 

Daniel Figueiredo, vice-presidente da Câmara Municipal da Moita e vereador responsável pelos pelouros do desporto, cultura, juventude e movimento associativo, apresentou os Jogos do Futuro com forte destaque sobre o tema deste ano, num apelo incontornável à importância da inclusão através da prática desportiva com “Desporto ao Longo da Vida”.

O vereador destacou ainda a importância da união entre o desporto escolar e movimento associativo, recordando os objectivos de “fomentar talentos, trocar experiência, potenciar respostas sociais, capacitar as autarquias para a resposta adequada à prática desportiva e contribuir para a compreensão, objectivos e princípios d star no Desporto”.

 

Um concelho, um embaixador pelo desporto sem tempo nem idade

 

Tendo como patrono da edição de 2019 dos Jogos do Futuro o ex-futebolista Luisão, autarcas, desportistas patrocinadores receberam com emoção a sua mensagem em nome de “uma iniciativa que reúne milhares de atletas e promove o desporto entre concelhos”. Motivo pelo qual Luisão destaca com e “enorme orgulho” a sua presença “enquanto patrono deste evento único, a nível nacional”.

A par do ex-futebolista Luisão, cada concelho é representado por um embaixador. Entre as várias personalidades que se associam ao evento constam Miguel Minhalva, ex-basquetebolista internacional, jogador do Benfica, Galitos FC e FC Barreirense e actual treinador da equipa sénior feminina do Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André/Barreiro; Nelson Costa, ex-futebolista profissional e atualmente treinador dos escalões de formação no Seixal Clube 1925; Durval José Correia Pinto, treinador de futebol de praia do Grupo Desportivo de Sesimbra, ex-internacional da modalidade, treinador e ex-treinador de equipas municipais nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal nas modalidades de futebol de 7, futebol de 11 e futebol de praia, tendo vencido o escalão de iniciados de futebol de praia na última edição dos jogos; e o mestre Silvestre Fonseca que representará a Moita enquanto embaixador e aos 79 anos, é o mais velho praticante de halterofilismo em Portugal sendo também treinador.

Apelidado no mundo do desporto nacional como “o dinossauro do halterofilismo”, o mestre Silvestre mostrou a garra do desporto sem idade com um vídeo alusivo à prática desportiva na terceira idade. O embaixador do concelho da Moita deixa deste modo a mensagem de que a idade nunca será um limite e que o desporto une transversalmente toda a sociedade.

 

Os números do presente e do futuro

 

9 Municípios

25 Modalidades

2500 Participantes

11 – 16 Idade e escalões desportivos

6 Edições

12 Anos de história

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -