18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteDezenas na praia do Samouco alertam para perigos de aeroporto no Montijo

Dezenas na praia do Samouco alertam para perigos de aeroporto no Montijo

Participantes recolheram lixo e debateram mobilidade justa e ecológica

 

- PUB -

 

A praia fluvial do Samouco acolheu, na passada sexta-feira, o convívio intitulado “Terra-Aterra” que visou sensibilizar a população para as consequências da instalação do novo aeroporto na BA6, no Montijo. A iniciativa juntou dezenas de pessoas que participaram numa acção de recolha de lixo, pela manhã, e em actividades de lazer, durante a tarde, destacando-se uma conversa subordinada ao tema ‘Imaginando juntos novos caminhos: por uma mobilidade justa e ecológica’.

“Somos pessoas de vários grupos e abordagens, a tentar encontrar uma convergência para agir em relação a este modelo de desenvolvimento que passa pelo aumento da aviação, que é tão prejudicial para a saúde humana, para os ecossistemas locais, e mais amplamente provoca a catástrofe climática”, resumiu Luís Falcão, um dos activistas da campanha Aterra, que promoveu o encontro.

- PUB -

“Os impactos para a saúde estão estudados noutros aeroportos, como Heathrow, em Londres: afecta gravemente o desenvolvimento cognitivo nas crianças, o sono, contribui para acidentes cardiovasculares e depressão. O Montijo não tem nada a ganhar, só tem a sofrer com isto. Há ainda todo o trânsito rodoviário gerado”, acrescentou Hans Eickhoff, médico, membro da Rede para o Decrescimento, um dos grupos que participa na campanha Aterra.

A iniciativa contou com a participação de elementos ligados a vários grupos, como Stop Despejos, Plataforma Cívica Aeroporto BA6 – Montijo Não e Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (GAIA), entre outros.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -