26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteMontijo e Alcochete celebram Dia Mundial do Animal

Montijo e Alcochete celebram Dia Mundial do Animal

‘Cãominhadas’, desfile com concurso, noções básicas de treino e acções de sensibilização sobre o bem-estar animal são algumas das iniciativas preparadas

 

- PUB -

Instituído em 1931 durante a realização de uma convenção de ecologistas, numa das mais belas cidades do mundo e berço do Renascimento italiano, Florença, o Dia Mundial do Animal comemora-se todos os anos a 4 de Outubro. Dois dos municípios da região vão assinalar a efeméride no próximo sábado, 5, com várias actividades. Montijo e Alcochete vão assim comemorar aquele que é também o dia de S. Francisco de Assis, Santo Padroeiro dos Animais, facto pelo qual o 4 de Outubro foi adoptado como data para celebrar os “bicharocos”.

A Câmara do Montijo leva a efeito a segunda edição de um programa comemorativo que terá lugar no Canil Municipal, localizado na zona da Figueira da Vergonha, no Afonsoeiro. Entre as 10h00 e as 12h30, a autarquia propõe a todos os interessados uma ‘cãominhada’ solidária, com os animais do canil, a participação numa demonstração de noções básicas de treino canino, bem como numa acção de sensibilização sobre o bem-estar animal, além de outras iniciativas.

Apresentando no cartaz promocional das comemorações a foto da mascote, o “béu-béu” Chinês – basta reparar nos olhos do bichano para se perceber a razão pela qual foi baptizado com o referido nome –, a autarquia montijense promete muita animação e lança um desafio à população.

- PUB -

“Aproveite este dia para mimar um patudo sem dono e poder vir a adoptar um deste amiguinhos. Contamos consigo para uma manhã divertida”, apela a edilidade.

 

Criançada vai ser júri em Alcochete

- PUB -

 

Também no sábado, mas em Alcochete, a Câmara Municipal promove um desfile canino que terá lugar a partir das 10h30 no Largo São João. A participação nesta iniciativa é aberta a todos os cães de pequeno, médio e grande porte.

“O evento possui carácter recreativo, não havendo qualquer modalidade de sorte ou pagamento por parte dos participantes e vai apurar três categorias: cão mais simpático, cão mais obediente e cão mais ágil”, explica a autarquia.

O apuramento dos vencedores, adianta o município, será anunciado após o final do desfile “por uma comissão de cinco jurados, composta por crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos”, escolhidas de entre o público presente. Os interessados devem comparecer meia-hora antes do desfile para efectuar o devido registo. As inscrições devem ser efectuadas com o preenchimento da ficha adequada, a qual deverá ser remetida para o e-mail [email protected] ou entregue nas juntas de freguesia do concelho.

“A associação Os Canitos também se associa ao evento com a realização de uma ‘cãominhada’”, indica ainda a autarquia. Esta iniciativa tem concentração marcada junto ao Fórum Cultural de Alcochete. A inscrição prévia tem um custo de quatro euros. Se for feita no próprio dia, o valor será de sete euros.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -