25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete promove semana gastronómica de bacalhau

Alcochete promove semana gastronómica de bacalhau

Mercado Municipal recebe já amanhã um ‘showcooking’ com o mais famoso ex-concorrente do ‘MasterChef Júnior’

 

- PUB -

As mais variadas formas de confeccionar bacalhau vão poder ser apreciadas, a partir de amanhã e até ao próximo dia 17, em 38 restaurantes de Alcochete que aderiram a mais uma semana gastronómica promovida pela Câmara Municipal em parceria com  Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal (ACISTDS).

A 2.ª edição da Semana Gastronómica “Bacalhau com Todos” arranca este sábado, pelas 11h00, com a realização de um “showcooking” no Mercado Municipal, que será dinamizado pelo pequenote Pedro Jorge que conta apenas 13 anos e que brilhou há quatro no concurso televisivo de culinária “MasterChef Júnior”. Esta iniciativa engloba ainda uma prova de vinhos.

O objectivo desta semana gastronómica, explica a autarquia, passa por “ valorizar o bacalhau como produto gastronómico de grande qualidade e versatilidade”, visando ainda “homenagear todos aqueles que a seu modo e com o seu trabalho contribuíram” para a relação conhecida dos portugueses com o referido pescado.

- PUB -

De resto, segundo a autarquia, “o bacalhau está ligado à história de Alcochete” em várias vertentes. “Na económica com a exploração das marinhas de sal e das indústrias de secagem; na social como elemento identitário; e na religiosa como alimento de quaresma, antecedendo a refeição de carne do dia de Natal”, lembra o município, sem esquecer “a tradição da quarta-feira de cinzas com a sátira do ‘enterro do bacalhau’”.

Em Alcochete, acrescenta a edilidade a concluir, o bacalhau é confeccionado “de várias formas: assado na brasa, guisado com grão, lapardana de bacalhau, desfiado com pão muito comum nas zonas da borda-d’água como alimento habitual dos marítimos”.
Até dia 17 os apreciadores de bacalhau vão poder degustar diferentes receitas nos 38 restaurantes que aderiram à iniciativa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -