19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAntónio Costa veio a Alcochete apelar aos alunos e anunciar mais assistentes...

António Costa veio a Alcochete apelar aos alunos e anunciar mais assistentes operacionais

Antes, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, inaugurou a remodelação da Escola Básica do Valbom

 

- PUB -

Cumpram as regras fora da escola e usem a aplicação Stayaway Covid. Aos dois apelos dirigidos aos alunos, na visita efectuada na manhã de sexta-feira, 18, à secundária de Alcochete, o primeiro-ministro juntou o anúncio de que o rácio de assistentes operacionais nas escolas vai aumentar.

“Este ano temos mais três mil professores, mais 900 técnicos especializados e vamos imediatamente contratar mais 1 500 assistentes operacionais”, disse o primeiro-ministro, no pavilhão desportivo da secundária. O anúncio de reforço de recursos humanos, para sobretudo responder às necessidades agravadas pela conjuntura pandémica, não se ficou por aí. “Estamos a concluir a revisão da famosa portaria dos rácios de assistentes operacionais, para podermos fixar um número superior”, afirmou António Costa.

Porém, por mais meios que existam, os alunos não podem “prescindir da disciplina individual” ou da “forma como cada um se protege, protegendo todos os outros”.

- PUB -

“Respeitem fora da escola as regras que aqui temos de ter, para todos nos mantermos em segurança e para que a escola não volte a parar”, apelou o chefe do Governo. E reforçou: “Se quebrarmos estas regras a caminho de casa, nas festas dos jardins, nos convívios noutros espaços, comprometemos o esforço que está a ser feito em cada escola.”

“Eu uso a app Stayaway Covid”

Costa – que pouco antes ficara a conhecer vários espaços da escola e que na aula da sala 18 já perguntara aos alunos quem tinha telemóvel – apelou ao uso da aplicação (app) Stayaway Covid por “todos os que trabalham ou estudam nas escolas”.

“É uma ferramenta absolutamente fundamental num espaço onde as pessoas vão estar mais de 15 minutos juntas, muitas vezes a menos de dois metros.” A app, que permite aos utilizadores ficarem a saber se estiveram em contacto com alguém infectado, é “absolutamente segura, do ponto de vista da protecção dos dados pessoais”, garantiu. “Eu uso e todos os dias de manhã vou verificar”, frisou, em jeito de incentivo.

- PUB -

Acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e pelo secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, além da deputada socialista Eurídice Pereira, o primeiro-ministro ouviu o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, fazer um curto balanço ao trabalho feito nas escolas.

“Em cerca de três anos de exercício de funções, entre as obras já realizadas, as que estão em curso e aquelas que estão prontas a arrancar, o nosso investimento já se situa em cerca de cinco milhões de euros, valor significativo para o dinheiro público do município de Alcochete”, resumiu o autarca, depois de realçar que a Educação é a prioridade do seu executivo.

Quem interveio primeiro foi a directora do (único) Agrupamento de Escolas de Alcochete, Cristina Alves, que deixou uma mensagem calorosa para os alunos. “Além do cumprimento das regras, é importante o que temos à vossa disposição: as mãos, para dar um abraço sem tocar, os olhos, para sorrir, e a voz, para comunicar afecto.”

Presidente faz pedido a ministro

Antes da visita de Costa à secundária, já Tiago Brandão Rodrigues, com João Costa, presidira à inauguração da remodelação da Escola Básica do Valbom, que acolhe cerca de 230 crianças, 15 professores e 12 auxiliares de Educação.

O resultado final das obras impressionou o ministro da Educação.

“Está aqui uma requalificação fantástica… até podia ser [vista como] uma escola nova”, disse o governante, que foi confrontado com um pedido do presidente da autarquia.
“Inauguramos uma obra que ascendeu a mais de dois milhões de euros. Mas lembro que temos aqui bem perto a Escola EB 2,3 D. Manuel I, que necessita de um olhar clínico do senhor ministro. Sei que o irá fazer. É uma escola sobrelotada, em condições já muito difíceis, mas a que este Governo, na sua pessoa, saberá dar resposta”, atirou Fernando Pinto, a concluir.

 

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -