23 Novembro 2020, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Alcochete Câmara Municipal de Alcochete aprova candidatura do Círio dos Marítimos a Património...

Câmara Municipal de Alcochete aprova candidatura do Círio dos Marítimos a Património Cultural Imaterial

Festividade é a mais antiga da vila, com mais de 500 anos de história, e está “ligada à comunidade marítima”

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcochete aprovou, por unanimidade, na reunião da passada semana “a submissão do pedido e a inventariação da Festa do Círio dos Marítimos ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”, referiu a autarquia em comunicado.

A festividade mais antiga da vila conta já com “mais de 500 anos e está intrinsecamente ligada à comunidade marítima de Alcochete, abrangendo nos últimos anos grande parte da comunidade do concelho”, afirmou o vereador da Cultura e Identidade Local, Vasco Pinto, afirmou, segundo a mesma nota. Reconhecida como uma tradição centenária, o Círio dos Marítimos de Alcochete é também reconhecido como a Festa da Páscoa.

“Como todos sabemos, o Círio dos Marítimos de Alcochete é a manifestação popular mais antiga do nosso concelho e representa a devoção do nosso povo à Nossa Senhora da Atalaia. Está intimamente ligada ao cumprimento de uma promessa e é parte importante da nossa história, das nossas tradições, dos nossos costumes, no fundo do nosso ADN. Por tudo isto, importa através da sua inscrição no Inventário Nacional preservar uma tradição que todos nós queremos que tenha futuro”, acrescentou Vasco Pinto.

- PUB -

“Ao longo destes três anos de mandato, através do Serviço Educativo do Museu Municipal de Alcochete, o município tem trabalhado estas temáticas e tem feito um trabalho de grande importância na preservação da memória colectiva junto da comunidade educativa e da população em geral, dando a conhecer às gerações mais novas as tradições”, acrescentou, destacando, ainda, “o contributo da professora Marina Pignatelli, do Instituto Universitário de Lisboa”.

Para o vereador da Cultura e Identidade Local, este é um passo que “faz parte de uma ampla estratégia que visa preservar e promover as tradições locais do concelho”. “No fundo queremos valorizar aquilo que nos distingue enquanto comunidade e que tanto nos orgulha”, concluiu.

 

- PUB -

Mais populares

Polémica na estreia sadina a ganhar na 2.ª divisão distrital de futebol

“Diversos factores a contribuir para a rápida e fácil subida de divisão (do Vitória)”, diz o clube da Baixa da Banheira   Depois de a equipa...

Actual estação na 5 de Outubro em Setúbal vai receber serviços ou habitação

Com a entrada em funcionamento do novo terminal interface de Setúbal, a actual estação rodoviária na Avenida 5 de Outubro, no Bairro Salgado, centro...

Câmara de Setúbal muda as fechaduras na tomada de posse do estádio do Bonfim

A Câmara Municipal de Setúbal agendou para a tarde de terça-feira uma visita ao Estádio do Bonfim, casa do Vitória Futebol Clube, cujos direitos...
- PUB -