27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcocheteVacina gratuita contra a gripe sazonal já disponível nas farmácias de Alcochete

Vacina gratuita contra a gripe sazonal já disponível nas farmácias de Alcochete

A autarquia estabeleceu um protocolo que visa vacinar 1 700 beneficiários. Um investimento de quase quatro mil euros

 

- PUB -

As quatro farmácias do concelho de Alcochete já têm disponível a vacina gratuita contra a gripe sazonal, para administração aos munícipes com mais de 65 anos, e sem necessidade de receita médica, que se dirijam a cada uma delas.

Esta campanha de vacinação está integrada no âmbito da “Vacinação SNS Local”, que resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Associação Nacional de Farmácias, e conta com a participação da Associação Dignitude e do município de Alcochete.

A celebração do protocolo entre as partes para esta iniciativa foi aprovada na reunião de câmara de 28 de Outubro, e tem por objectivo “proteger os mais vulneráveis através da promoção da sua vacinação contra a gripe sazonal pelas farmácias comunitárias”. Este protocolo está em vigor até 31 de Março de 2021.

- PUB -

“O município tem uma intervenção activa na protecção da sua população mais vulnerável no actual contexto pandémico, apoiando mais de 50% dos idosos existentes no concelho”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Alcochete.

Quanto à vacinação contra a gripe nas farmácias comunitárias, Fernando Pinto diz que estão protocoladas “1 700 vacinas”, mas também comenta que a autarquia “não tem a garantia” que esse número de vacinas “seja, de facto, disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS)”. Ainda assim, considera que esta é uma medida “empreendedora” e que “vem no seguimento daquilo que é estratégico para este executivo, que é fazer parte integrante das soluções na defesa intransigente da sua população, independentemente de quem seja a competência primordial, e neste caso estamos a falar de um investimento na ordem dos 3 700 euros”.

No âmbito do protocolo, o município de Alcochete vai apoiar o serviço de administração da vacina com um custo por utente de 2,25 euros até ao número máximo de 1 700 beneficiários, sendo que a Associação Dignitude suporta os restantes 0,25 euros. Também cabe ao município pagar, na totalidade, o valor convencionado pelas farmácias, 2,50 euros por cada administração de vacina.

- PUB -

Numa primeira fase serão distribuídas 50 vacinas a cada farmácia, e a partir daí podem solicitar um máximo de 15 vacinas por dia. “Vamos esperar que o SNS possa disponibilizar o maior número possível de vacinas ao concelho de Alcochete ao abrigo do referido protocolo”, refere Fernando Pinto.

Esta campanha tem ainda por missão “retirar do centro de saúde um aglomerado de pessoas que poderão assim dirigir-se às farmácias, que no caso de Alcochete são quatro: duas na freguesia de Alcochete, uma na freguesia de Samouco e outra na freguesia de São Francisco”, acrescenta.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -