2 Dezembro 2020, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Alcochete Casa senhorial da Rua Ciprião de Figueiredo classificada com Interesse Municipal em...

Casa senhorial da Rua Ciprião de Figueiredo classificada com Interesse Municipal em Alcochete

Edifício datado de 1872 pertenceu à família de Manuel da Costa e no final do século XX chegou a servir como creche e centro de saúde

 

- PUB -

O executivo da Câmara de Alcochete aprovou, por unanimidade, a classificação de Interesse Municipal da centenária casa senhorial situada na rua Dr. Ciprião de Figueiredo n.ºs 24 a 30.

Na sequência desta decisão, Fernando Pinto, presidente da autarquia, destaca a importância da antiga propriedade da família de Manuel da Costa, situada no Núcleo Antigo de Alcochete, referindo que faz parte da “identidade social, cultural” dos alcochetanos, sendo recordada como o local onde em tempos funcionou “o centro de saúde”, embora já tenha sido a sede de outras valências.

O presidente da Câmara de Alcochete acrescenta ainda que, “do ponto de vista técnico, o edifício reúne todas as condições para ser declarado de Interesse Municipal, o que no futuro poderá ser muito útil numa candidatura ao Quadro de Apoio Comunitário”.

- PUB -

O edifício da rua Dr. Ciprião foi construído no final do século XIX, com a data 5 de Julho de 1872 a engalanar a sua frontaria, e está integrado em espaço urbano consolidado, onde estabelece uma ligação com o Núcleo Antigo de Alcochete. Mas, à data da construção, encontrava-se fora do aglomerado urbano antigo da vila de Alcochete, que se desenvolveu ao longo das vias, ocupando os limites das quintas.

A casa era envolvida lateralmente por edifícios de rés-do-chão que, posteriormente foram demolidos e substituídos por prédios de habitação colectiva, construídos entre as décadas de 1960 e 1970.

Em 1981 a casa senhorial foi adquirida pela autarquia para o funcionamento de serviços e chegou a ser a sede da Instituição Particular de Solidariedade Social Fundação João Gonçalves Júnior, com as valências de infantário e creche. Depois funcionou como Centro de Saúde de Alcochete. Actualmente. Hoje, o edifício encontra-se devoluto e serve de arrumos ao Museu Municipal de Alcochete.

- PUB -

A proposta do executivo da Câmara Municipal vai agora ser remetida à Assembleia Municipal para aprovação.

- PUB -

Mais populares

St. Peter’s: Investimento de 4,6 milhões abre a porta a mais de 200 alunos

Novo edifício projectado para Setembro de 2021 permitirá também ao colégio ter alunos em regime de internato Nas actuais instalações, na Volta da Pedra, Palmela,...

Denúncia de alegada fraude fiscal de Paulo Rodrigues seguiu para as Finanças

Em causa as comissões recebidas pelo agora presidente do Vitória quando era empresário.   O SETUBALENSE teve acesso à documentação remetida esta semana por um sócio...

Ginjal promete dar mais élan a Cacilhas e fazer ‘inveja’ à margem norte

Uma nova cidade vai nascer na beira Tejo de Almada com espaços para promover o turismo, promoção cultural e zona habitacional A proposta relativa ao...
- PUB -