24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteCasa senhorial da Rua Ciprião de Figueiredo classificada com Interesse Municipal em...

Casa senhorial da Rua Ciprião de Figueiredo classificada com Interesse Municipal em Alcochete

Edifício datado de 1872 pertenceu à família de Manuel da Costa e no final do século XX chegou a servir como creche e centro de saúde

 

- PUB -

O executivo da Câmara de Alcochete aprovou, por unanimidade, a classificação de Interesse Municipal da centenária casa senhorial situada na rua Dr. Ciprião de Figueiredo n.ºs 24 a 30.

Na sequência desta decisão, Fernando Pinto, presidente da autarquia, destaca a importância da antiga propriedade da família de Manuel da Costa, situada no Núcleo Antigo de Alcochete, referindo que faz parte da “identidade social, cultural” dos alcochetanos, sendo recordada como o local onde em tempos funcionou “o centro de saúde”, embora já tenha sido a sede de outras valências.

O presidente da Câmara de Alcochete acrescenta ainda que, “do ponto de vista técnico, o edifício reúne todas as condições para ser declarado de Interesse Municipal, o que no futuro poderá ser muito útil numa candidatura ao Quadro de Apoio Comunitário”.

- PUB -

O edifício da rua Dr. Ciprião foi construído no final do século XIX, com a data 5 de Julho de 1872 a engalanar a sua frontaria, e está integrado em espaço urbano consolidado, onde estabelece uma ligação com o Núcleo Antigo de Alcochete. Mas, à data da construção, encontrava-se fora do aglomerado urbano antigo da vila de Alcochete, que se desenvolveu ao longo das vias, ocupando os limites das quintas.

A casa era envolvida lateralmente por edifícios de rés-do-chão que, posteriormente foram demolidos e substituídos por prédios de habitação colectiva, construídos entre as décadas de 1960 e 1970.

Em 1981 a casa senhorial foi adquirida pela autarquia para o funcionamento de serviços e chegou a ser a sede da Instituição Particular de Solidariedade Social Fundação João Gonçalves Júnior, com as valências de infantário e creche. Depois funcionou como Centro de Saúde de Alcochete. Actualmente. Hoje, o edifício encontra-se devoluto e serve de arrumos ao Museu Municipal de Alcochete.

- PUB -

A proposta do executivo da Câmara Municipal vai agora ser remetida à Assembleia Municipal para aprovação.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -