19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaEngenho explosivo inactivado por mergulhadores da Marinha na Costa de Caparica

Engenho explosivo inactivado por mergulhadores da Marinha na Costa de Caparica

Os mergulhadores da Marinha inactivaram hoje um engenho explosivo que foi encontrado na Costa de Caparica, em Almada, referindo que estava “funcional e com carga explosiva” no seu interior

“O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) recebeu um alerta da existência de um engenho explosivo na Costa de Caparica. De imediato foi activada a equipa de prontidão de Inactivação de Engenhos Explosivos (IEE) do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº1 (DMS1) da Marinha Portuguesa”, refere a Marinha em comunicado.

- PUB -

No local, em coordenação com a Capitania do Porto de Lisboa, a equipa identificou o engenho como um “Marine Marker – MK 25”, que é utilizado para sinalização e marcação de áreas, em situações de emergência no mar

“O engenho foi transportado para uma área segura e posteriormente neutralizado.  Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa Portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso”, acrescenta.

A Marinha refere que o engenho foi abandonado junto ao posto da Polícia Marítima na Costa de Caparica.

- PUB -

“Este tipo de engenho pode aparentar um estado estável e seguro, no entanto, como se verificou neste caso, o engenho encontrava-se accionado, totalmente funcional e contendo ainda parte da carga explosiva no seu interior. Alerta-se que sempre que for encontrado um engenho deste tipo, o mesmo não deverá ser removido”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -