26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAlunos da Escola Profissional de Almada destacam-se em concursos

Alunos da Escola Profissional de Almada destacam-se em concursos

Vídeos sobre poluição luminosa e protótipo de carro autónomo brilham em concursos promovidos pelo Núcleo de Astronomia e Politécnico de Setúbal

Os alunos da Escola Profissional de Almada (EPA) distinguiram-se no concurso internacional Dark Skies Rangers e no concurso ONcontrol, trazendo para a região vários prémios.
Duarte Talaia, Francisco Novlio e Nelson Mendes, alunos do primeiro ano do Curso de Técnico de Mecatrónica Automóvel, venceram o primeiro prémio no concurso Dark Skies Rangers, na categoria ‘Reportagem DSR – Alunos do ensino secundário’, com um pequeno vídeo de três minutos intitulado ‘Poluição Luminosa’. O vídeo-documentário aborda tanto a origem da poluição luminosa, como o seu significado e as consequências para o meio ambiente e para o Homem.
O terceiro lugar foi também para estudantes da EPA. Ângelo Oliveira, António Rodrigues e Miguel Dias, alunos do primeiro ano do Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, destacaram-se com o vídeo ‘Dark Sky, para um céu mais estrelado’. Ambos os vídeos se encontram disponíveis no Youtube.
O concurso foi promovido pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, e tinha como objetivo divulgar as causas e consequências da poluição luminosa, sensibilizar para a importância da utilização de iluminação exterior, contribuir para a diminuição da poluição luminosa e para a preservação do céu noturno e promover o interesse pela Astronomia.
Já nos concursos nacionais, os alunos do EPA destacaram-se no Oncontrol, promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que tem como objetivo incentivar os jovens do ensino secundário e profissional a desenvolver sistemas de controlo baseados na tecnologia Arduino.
André Fontes, Gonçalo Borges, Ricardo Pereira e Tiago Rodrigues, finalistas do Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, venceram o primeiro prémio com um protótipo de um carro autónomo, totalmente automatizado e com sistema de informação e comunicação em tempo real.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -