25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaSamuel F. Pimenta e Maria Francisca Macedo vencem prémios literários de Almada

Samuel F. Pimenta e Maria Francisca Macedo vencem prémios literários de Almada

Samuel F. Pimenta venceu a 31.ª edição do Prémio Literário Cidade de Almada/Poesia e Maria Francisca Macedo o Prémio Literário Maria Rosa Colaço/Literatura Infantil, na sua 14.ª edição

 

- PUB -

A obra “Ascensão da Água” valeu o prémio a Samuel F. Pimenta e o original “Histórias de Enc(o)ntar de um Lobo que não Gostava de Matemática” deu o galardão a Maria Francisca Macedo, divulgou a Câmara Municipal de Almada.

Os galardões foram entregues no Fórum Municipal Romeu Correia, com a Câmara de Almada atribuir a cada um dos premiados um prémio monetário no valor de cinco mil euros. Aos dois prémios um total de 277 obras, anunciou a câmara almadense.

“Ascensão da água” apresenta um conjunto de poemas com uma “arquitectura elegante e uma dicção poética conseguida, as quais geram uma relação muito cativante com o próprio potencial imaginativo do leitor”, refere a autarquia.

- PUB -

Samuel F. Pimenta nasceu a 26 de Fevereiro de 1990, em Alcanhões, no Ribatejo, tendo começado a escrever aos 10 anos. Licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

“Histórias de Enc(o)ntar de um Lobo que não Gostava de Matemática” é “um texto bem-humorado, construído a partir de uma sequência numérica ou dos algarismos de um a dez e da mobilização de figuras-tipo do acervo tradicional oral, tais como o lobo, os três porquinhos ou os sete cabritinhos, entre outros”, segundo a Câmara Municipal de Almada.

Maria Francisca Macedo é natural de Lisboa e viveu alguns anos em Macau, onde começou o seu gosto pela escrita, “através das cartas e histórias que trocava com o seu avô”, segundo o comunicado. De regresso a Portugal estudou Biologia, área na qual fez um mestrado, e a partir de 2011 seguiu o Ensino. O ano passado iniciou uma Pós-Graduação em Livro Infantil.

- PUB -

O Prémio Literário Maria Rosa Colaço pretende “homenagear a ilustre escritora e incentivar a criatividade literária de autores portugueses, nos domínios da literatura infantil e juvenil”, afirma a câmara de Almada.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -