26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaApoio a sem-abrigo: Almada abre Centro de Atendimento Temporário

Apoio a sem-abrigo: Almada abre Centro de Atendimento Temporário

Parceria entre a Câmara e os Bombeiros de Almada vai dar a mão a quem está ou ficou sem casa. Executivo está a considerar em outros investimentos congéneres

Almada tem a funcionar um Espaço de Atendimento Temporário (EAT) desde a passada sexta-feira. “Consiste em um apartamento com capacidade para acolher até seis pessoas, em situação de sem-abrigo ou que se encontrem sem tecto por motivos imprevisíveis”, define a autarquia.

- PUB -

O espaço é composto por dois quartos, uma sala, cozinha, instalações sanitárias e arrumos. Este foi disponibilizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada.

A Câmara Municipal de Almada, coordenadora do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA), apoiou as obras de reabilitação com uma verba de 30 mil euros. Quanto à gestão deste Atendimento Temporário fica a cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada, em articulação com a coordenação do NPISA.
Os bombeiros que vão estar à frente desta resposta social tiveram uma formação, paga pela Câmara, em parceria com o Instituto S. João de Deus.

ESPAÇO. A gestão fica a cargo dos Bombeiros de Almada e NPISA

Este espaço “está direccionado a pessoas em situação de sem-abrigo que aguardam integração em comunidade terapêutica, lar, habitação ou outra resposta já contratualizada”, e ainda dar resposta a casos “no âmbito da activação dos planos de intervenção em vagas de frio”, explica a autarquia através de comunicado.

- PUB -

Do mesmo modo “está pronto a receber pessoas já sinalizadas pela rede de parceiros, que se encontrem numa situação não previsível de sem tecto, por despejo ou catástrofe natural e acidente”, acrescenta o documento.

Para além deste apartamento e das equipas de rua, que prestam apoio diurno e nocturno às pessoas em situação de sem-abrigo do concelho, estão previstos outros investimentos.

Refere a autarquia que “durante o primeiro semestre de 2020”, está na calha “contratar quatro novos gestores de caso, criar um espaço diurno ocupacional e dar início ao Housing First, um realojamento à medida com acompanhamento social de proximidade 24 horas por dia, tal como existe noutras câmaras municipais”.

- PUB -

O executivo municipal dá ainda a saber que está empenhado em “abrir o segundo centro de acolhimento de emergência do distrito, com 25 camas, no âmbito das respostas protocoladas com a Segurança Social, à semelhança do que já existe no Município de Setúbal”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -