20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaHospital de Almada e autarquias criam linhas de apoio psicológico

Hospital de Almada e autarquias criam linhas de apoio psicológico

O Seixal e Sesimbra são dois concelhos do distrito com linhas telefónicas apoio psicológico disponíveis

 

- PUB -

O Hospital Garcia de Orta e pelo menos duas autarquias do distrito de Setúbal criaram linhas de apoio psicológico para ajudar a população a fazer frente e ultrapassar esta fase de medo provocada pelo Covid-19. No caso do Hospital de Almada, este apoio estende-se também aos profissionais de saúde afectados pela situação pandémica.

A criação destas linhas de apoio foi anunciada pela Câmara do Seixal com publicação no seu site, onde refere que estas linhas “têm como finalidade aliviar sentimentos de angústia, stresse e ansiedade, entre outros, estando vocacionadas para profissionais, e também para crianças, adolescentes, adultos e suas famílias”.

A Covid 19 – Linha de Apoio Psicológico do Hospital Garcia de Orta, tem assim por missão ser “um recurso transitório de intervenção psicológica de emergência aos profissionais e utentes do hospital”, com o objectivo de ser um “suporte emocional dos utentes que, directa ou indirectamente, se encontrem em sofrimento psicológico relacionado com a pandemia e o apoio atempado aos profissionais, cujo desgaste em situação pandémica pode acelerar e promover vulnerabilidade psicossocial, picos de stresse e exaustão”.

- PUB -

Os profissionais de saúde podem assim recorrer a este apoio de segunda a sexta-feira entre as 8h00 e as 17h00 e têm disponíveis os números 924 471 940 e 924 471 941.
Por sua vez, a população em geral pode contactar entre as 10h00 e as 18h00, nos dias úteis e tem ao dispor os números 924 471 942 e 924 471 943, para crianças, adolescentes e suas famílias, e os números 924 471 944 e 924 471 945 no caso de adultos e suas famílias.

Apesar do recurso por linhas telefónicas, “as situações que justifiquem a presença do psicólogo junto ao utente ou família serão avaliadas caso a caso, e poderão ser realizadas mediante a disponibilização de todo o material necessário à protecção do profissional e do doente para o desenvolvimento do acto clínico”, refe a mesma publicação.

Entretanto, a autarquia do Seixal também avançou com uma linha de apoio psicológico às pessoas em isolamento. Trata-se de “A Voz do Amor”, disponibilizada pela associação com o mesmo nome, e permite o contacto através do número 964 764 398, e pelo mail [email protected]

- PUB -

O concelho vizinho de Sesimbra é outro onde foi pensada uma linha congénere, atendendo à actual situação de isolamento social e suspensão do direito à deslocação. “Esta é uma situação difícil de viver e ultrapassar para muitas pessoas, particularmente as mais vulneráveis”, avalia a autarquia.

O apoio vai ser prestado por seis psicólogas da Divisão de Educação Municipal, sendo o contacto feito para o número geral do Balcão Único de Serviços, que passará a chamada para a psicóloga que esteja disponível no momento. A linha de apoio funciona através do número 21 228 85 00, no horário das 10h00 às 17h00, nos dias úteis.

No caso da Câmara de Sines, está publicado no seu site um conjunto documentos, dirigidos a adultos e crianças, da Ordem dos Psicólogos Portugueses com informação úteis e práticas concisas para ajudar os cidadãos a lidarem o melhor possível com esta fase pandémica.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -