4 Março 2021, Quinta-feira
- PUB -
Início Local Almada Estudo contempla expansão de metro do sul para poente e nascente de...

Estudo contempla expansão de metro do sul para poente e nascente de Almada

O estudo sobre a expansão do metro do sul do Tejo contempla uma ampliação para poente do concelho de Almada, até à Costa da Caparica, bem como para nascente, revelou hoje o ministro do Ambiente e da Ação Climática.

- PUB -

João Pedro Matos Fernandes, que tutela os transportes urbanos, foi hoje ouvido no parlamento, na comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

Numa resposta ao deputado do PS Filipe Pacheco (eleito pelo circulo de Setúbal), Matos Fernandes referiu que, durante o mês de fevereiro, será apresentado o relatório do estudo sobre a expansão do Metro Transportes do Sul, que atravessa Almada e Corroios (concelho do Seixal).

Filipe Pacheco

- PUB -

“A indicção que temos, sublinho, porque o relatório ainda não foi entregue, é que foi contemplada a expansão para poente do concelho de Almada, até à Costa da Caparica, quer para nascente”, disse Matos Fernandes.

De acordo com o ministro, enquanto “’Light Rail Vehicle [LRV]’, metro ligeiro, haverá procura para a sua expansão até poente, até à Costa da Caparica, para nascente não há procura que justifique um ‘light rail’, mas sim um BRT [‘Bus Rapid Transit’, na sigla em inglês]”, ou seja, uma via dedicada a autocarros.

Matos Fernandes salientou, contudo, que a análise “ainda terá de ser feita”, recusando que seja tomada uma decisão baseada somente em dados da procura.

- PUB -

“Não se pode bastar apenas dos dados da procura, são fundamentais, mas também tem de ver com a infraestrutura que já existe, com o custo da infraestrutura e com o facto de haver aqui material circulante em excesso”, sublinhou.

O Metro Sul do Tejo é um metropolitano de superfície, elétrico, que circula nas principais artérias da cidade de Almada, pela EN10 até Corroios e nas vias urbanas do Monte da Caparica, aproveitando o traçado da via alternativa ao Monte da Caparica.

Lusa

- PUB -

Mais populares

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...

Incêndio destrói cozinha de habitação na Avenida Bento Gonçalves

Um incêndio deflagrou hoje numa habitação situada na Avenida Bento Gonçalves, em Setúbal, tendo provocado a destruição completa da respectiva cozinha, uma vez que...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...
- PUB -