25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro: 1,6 milhões para regeneração do núcleo central do Alto do Seixalinho

Barreiro: 1,6 milhões para regeneração do núcleo central do Alto do Seixalinho

Com o objectivo de recolher opiniões e contributos para o projecto de “Regeneração do núcleo central do Alto do Seixalinho”, a Câmara Municipal do Barreiro reuniu na Comissão de Moradores do Bairro 3, com a população do Alto do Seixalinho.

Com recurso a fundos comunitários do programa Portugal 2020, a autarquia irá requalificar a zona do Bairro Alves Redol e espaços urbanos contíguos, que inclui, entre outras áreas, um troço da Rua Dr. Manuel Pacheco Nobre, o Largo 3 de Maio, entre outros espaços públicos e arruamentos nesta zona central do Alto do Seixalinho, segundo explicou o arquitecto da CMB, Luís Araújo.

- PUB -

Com um valor estimado de investimento de cerca de 1 milhão e 600 mil euros, este projecto decorre do Plano de Acção Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, que integra o Plano Estratégico Desenvolvimento Urbano do Barreiro, o qual foi aprovado por deliberação da Comissão Directiva do POR Lisboa, em meados de 2016.

Importa ainda referir que estas intervenções de carácter físico apenas se tornaram elegíveis aos fundos comunitários por serem acompanhadas de intervenções de natureza social.

Criar espaços para o peão, redesenhar cruzamentos, alterar sentidos de circulação, criar novas centralidades, foram algumas das propostas apresentadas pela equipa projectista, contratada pela Autarquia. Tiago Mota Saraiva e Paula Miranda, do “ateliermob”, e o Vereador Rui Lopo, responsável pela área do Planeamento da CMB, incentivaram os munícipes presentes a dar contributos, a dizerem como pretendem ver a zona central do Alto do Seixalinho no futuro.

- PUB -

A introdução de medidas de acalmia de tráfego, a criação da centralidade no Largo 3 de Maio, a adaptação do espaço público para pessoas com mobilidade reduzida, a criação de zonas de lazer ou parque infantis para o usufruto de ‘avós e netos’ foram algumas das propostas apresentadas pelos munícipes presentes e, inclusive, pela Vereadora Sofia Martins e pelo Presidente da União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Carlos Moreira.

“Se formos mais a pensar, decidimos melhor. E, por isso, estamos aqui para vos ouvir”, referiu o Presidente da CMB no final da reunião, salientando que deverão ser marcadas mais reuniões e contactos com a população e comerciantes no sentido de recolher mais contributos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -