29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro: Entrega de cheque de mais de 9 mil euros ao CATICA

Barreiro: Entrega de cheque de mais de 9 mil euros ao CATICA

No âmbito do Protocolo da CMB com a Associação Humana Portugal, foi entregue um cheque ao CATICA – Centro Comunitário de Coina, no valor de 9.240€.

Recorde-se que o Município do Barreiro e a Associação HUMANA Portugal celebraram, em 2014, um Protocolo de Parceria que visa definir os termos da cooperação entre ambas as partes, tendo em vista a recolha de roupa e calçado usados, em contentores apropriados.

- PUB -

Este protocolo assenta no mútuo entendimento de que a cooperação entre as duas entidades resultará numa boa gestão da reutilização e da reciclagem têxtil. Ao mesmo tempo que são apoiados os projectos de cooperação para o desenvolvimento da Associação HUMANA também são apoiadas as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social – do Concelho do Barreiro, bem como as iniciativas de carácter solidário de âmbito local.

A Humana Portugal recolheu, em 2016, 143.033 kg de têxtil usado no Concelho do Barreiro para lhes dar um fim social, através dos 43 contentores distribuídos no espaço público. A verba angariada referente a 2016 é agora entregue ao CATICA.

A Presidente do Centro Comunitário de Coina, Laurinda Oliveira, louvou a Associação Humana Portugal pela reutilização do material recolhido, pela protecção ambiental e pela ajuda social que daí resulta. Agradeceu também à CMB a realização deste protocolo que “cria verbas que ajudam instituições e, este ano, tivemos o prazer de sermos contemplados”. “A união faz a força”, salientou.

- PUB -

Cristina Marques, do Departamento de Relações Institucionais da Associação Humana Portugal, referiu a quantidade significativa de roupa recolhida, considerando que “a população está sensibilizada e quer ajudar”. Informou ainda que alguns dos recursos da associação visam apoiar alguns países no continente africano.

O Presidente da CMB, Carlos Humberto, referiu a importância de “juntar vontades, de trabalhar de forma articulada. O que se passou aqui foi juntar vontades e experiências com vários objectivos”, em termos de reaproveitamento, melhoria ambiental e apoio social. Quando as instituições, pessoas e entidades se juntam “todos ganhamos”, realçou o autarca.

Na iniciativa estiveram presentes também a Vice-Presidente da CMB, Sofia Martins, e a Vereadora responsável pela Intervenção Social, Regina Janeiro.

- PUB -

De salientar que a recolha de roupa é um serviço gratuito para os municípios e representa uma poupança significativa nos custos de recolha e eliminação de resíduos urbanos.

A Humana Portugal é uma associação sem fins lucrativos que, desde 1998, trabalha a favor da protecção do meio ambiente, promovendo a reutilização têxtil e realizando programas de cooperação em África e de apoio local em Portugal.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -