25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro vai ter primeira central de depósito e transformação de bivalves do...

Barreiro vai ter primeira central de depósito e transformação de bivalves do país

A primeira central para depósito, transformação e valorização de bivalves do país vai nascer no Barreiro, num investimento superior a um milhão de euros, anunciou hoje, 30, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A infraestrutura, que deverá estar criada no prazo máximo de um ano, tem como objectivo regular a apanha de apanha de amêijoa-japonesa no estuário do rio Tejo e a sua comercialização em condições de salubridade adequadas.

- PUB -

“É crucial para o estuário do Tejo e para a comunidade de apanhadores vasta, em que só uma parte tem licenças, e com bivalves com níveis elevados de contaminação. Esta será a primeira unidade em Portugal que pode transformar os bivalves para serem consumidos pelas pessoas e vai permitir também que a comunidade de apanhadores seja alargada”, afirmou a ministra.

No dia de hoje, no Barreiro, foi assinado um protocolo de colaboração para a construção da infraestrutura entre a Câmara Municipal do Barreiro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Direcção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Docapesca.

Um pouco por todos os concelhos do estuário do Tejo é possível ver diariamente milhares de pessoas que se dedicam à apanha de amêijoa-japonesa, sendo para muitos o seu único meio de subsistência.

- PUB -

Ana Paula Vitorino salientou a necessidade de acompanhamento e monitorização das águas e dos bivalves, elogiando a participação da autarquia do Barreiro no projecto, que vai alvo de uma candidatura ao Mar 2020.

“É um investimento grande, que se estima entre os 1,2 e 1,4 milhões de euros e são esperados de comparticipação 75%, os restantes serão de organismos da administração central”, frisou.

A ministra do Mar defendeu ainda que esta infraestrutura é algo que já devia existir e quer ver os prazos cumpridos, referindo que um ano “é tempo suficiente”.

- PUB -

“Vai ser já publicado hoje o anúncio para a candidatura a este projecto e também está feito o caderno de encargos para a obra. Este protocolo não é para pensar o que se vai fazer, já estão dados todos os passos”, explicou.

O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, considerou que o projecto já era ambicionado há muito tempo, referindo que é uma “boa notícia” e que vai também possibilitar o combate a actividades ilícitas registadas neste sector.

Grupo vai estudar localização do terminal

Ana Paula Vitorino visitou depois o local onde se vai situar a infraestrutura, na zona do Lavradio, junto ao rio Tejo e aproveitou para comentar a localização do novo terminal de contentores do Barreiro.

“Está a ser reavaliada a configuração do terminal que esteve em consulta pública e vai ser criado um grupo de trabalho para acompanhar essa reavaliação. Vamos acompanhar de perto, vão ser nomeados os responsáveis e aconselho a que a representação neste grupo seja ao mais alto nível”, afirmou, manifestando o desejo que a obra possa avançar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -