25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroMotoristas dos Transportes Colectivos do Barreiro avançam com uma greve de dois...

Motoristas dos Transportes Colectivos do Barreiro avançam com uma greve de dois dias

O Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM) anunciou hoje uma greve de 48 horas nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro nos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB).

O SNM, em comunicado, refere que os motoristas vão avançar com a greve para demonstrarem o seu “descontentamento” face às discriminações salariais e por serem “obrigados” a despenderem do seu tempo nas deslocações durante o serviço.

- PUB -

Para o SNM é “inadmissível que existam Motoristas de Serviços Públicos a ganharem o ordenado mínimo nacional” e receberem cerca de 230 euros mensais a menos do que os motoristas do sector privado, para fazerem “exactamente as mesmas funções”.

O SNM salienta também que, a estes trabalhadores lhes tem “sido negado o direito às suas deslocações durante o serviço, pois os TCB não contemplam no horário de trabalho o tempo necessário para efeitos de deslocações entre o início do serviço e o seu termo”.

Em declarações à Lusa, Rui Lopo, vereador da Câmara Municipal do Barreiro e com responsabilidades nos TCB, lamentou que o sindicato tenha efectuado a última reunião com a autarquia em Março, quando foi assinado em Agosto um acordo que repõe direitos aos trabalhadores.

- PUB -

“A nível da remuneração é o que está definido na administração pública. Nós gostaríamos e defendemos um aumento do salário mínimo, mas temos que cumprir a lei”, referiu.

Em relação aos tempos de deslocação serem incluídos nos horários, Rui Lopo afirmou que o sindicato já colocou uma acção em tribunal e que não lhe foi dada razão e lembrou que está a ser feito o maior investimento nos TCB, 18 milhões de euros para renovação total da frota.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -