25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiro“Proclamação das Festas do Barreiro” lança edição deste ano

“Proclamação das Festas do Barreiro” lança edição deste ano

Na manhã de sábado, dia 14, teve lugar a “Proclamação das Festas do Barreiro”, momento que assinalou o lançamento da edição deste ano das aguardadas festas da cidade, que decorrem de 10 a 19 de Agosto.

- PUB -

Este evento simbólico teve concentração no Largo junto ao Mercado 1º de Maio, com a actuação da Banda Municipal do Barreiro, seguindo a comitiva até ao Largo da Nossa Senhora do Rosário, onde decorreu a cerimónia do Içar do “Mastro” ou “Painel”.

Trata-se, conforme referiu a vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, Sara Ferreira, responsável pela Cultura e, simultaneamente, presidente da Comissão de Festas, de um evento “de cariz popular”, muito importante para o concelho.

Por sua vez, o presidente da autarquia, Frederico Rosa, elogiou o trabalho afincado da Comissão de Festas e salientou a simbiose, patente no programa, entre o lúdico, a cultura e a vertente religiosa.

- PUB -

O habitual Içar do “Mastro”, também conhecido por “Painel”, é uma tradição antiga no município. Este é colocado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário lembrando o passado piscatório e a lenda da chegada da imagem da Santa ao Barreiro.

Quanto às Festas do Barreiro deste ano, são vários os artistas que vão subir ao Palco das Marés, o maior dos vários espaços do recinto onde vão decorrer os espectáculos.

A abrir o primeiro dos 10 dias de festa vai estar Quim Barreiros, no dia 11 de Agosto é a vez de Carminho, a noite de dia 12 é dedicada à Popular FM, no dia 13 sobe ao palco Diogo Piçarra, a 14 espera-se a actuação dos HMB, a 15 da Big Band da Escola de Jazz do Barreiro, enquanto que a 16 será a vez de Fernando Daniel, Slow J actua a 17, Mastiksoul vai passar musica no dia 18 e José Cid encerra as festas deste ano, a 19 de Agosto.

- PUB -

A Comissão de Festas é constituída pelo Município do Barreiro, União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Associação de Mulheres de Patologia Mamária, Banda Municipal do Barreiro, Dom Pedro V, Grupo de Dadores de Sangue do Barreiro, Instituto dos Ferroviários, Memória Colorida – Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF, Motoclube do Barreiro, Sociedade de Instrução e Recreio “Os Penicheiros”, Gasoline, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, SOS Bicharada e Vem Vencer.

Integram, ainda, a Comissão, a título individual, os cidadãos barreirenses António Sardinha, Fernando Ribeiro e Cristina Ganhão.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -