27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroPSD exige requalificação da Escola Álvaro Velho

PSD exige requalificação da Escola Álvaro Velho

O PSD exige que o ministro da Educação esclareça se a Escola Álvaro Velho vai ser requalificada. Falam de uma escola no barreiro com perto de mil alunos que são obrigados a um edifício sem condições

 

- PUB -

 

Os deputados do PSD querem que o ministro da Educação programe obras de requalificação na Escola Básica 2º, 3º Ciclos Álvaro Velho, no Barreiro, mas a resposta que dizem ter recebido até hoje de Tiago Brandão Rodrigues é que o edifício não está tão mal assim. Uma resposta que não convence os social-democratas que querem saber se o Orçamento de Estado para 2019 tem verba inscrita para obras neste estabelecimento de ensino.

É que o texto do Orçamento não esclarece sobre a Álvaro Velho. Fala em investimentos em escolas e cita que este esforço financeiro “prosseguirá em 2019” mas apenas refere algumas escolas que integram o Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário.

- PUB -

Contudo, o ministro da Educação já fez saber aos deputado do PSD que existe “um plano de requalificação gradual e sustentável para a escola”, mas “não deu explicação ou detalhe relativamente ao que consiste e quando se concretiza”, dizem, por isso querem saber “em que moldes assenta este plano de requalificação e para quando a sua implementação”.

Em nota de imprensa os deputados do PSD descrevem que esta escola do Barreiro onde “estudam actualmente perto de mil alunos, é um equipamento escolar com mais de 40 anos de existência, mantendo a estrutura original, tendo sido acrescentado, na década de 90, um bloco pré-fabricado”.

Referem ainda que “a 13 de Março de 2018,” foi “enviado um documento ao ministro da Educação a enumerar vários problemas que necessitavam de uma resolução urgente, tais como a remoção dos telhados de amianto ainda existentes, a falta de telheiros na ligação entre os blocos e as salas de aula, a degradação da instalação elétrica e a insuficiente iluminação no exterior da escola”.

- PUB -

A isto o deputado da República Bruno Vitorino, acrescenta que “também alertámos para a questão da segurança rodoviária, tendo em conta que a entrada da escola é muito próxima de uma rotunda e de uma artéria bastante movimentada”.

Mas não ouviu o que pretendia de Tiago Brandão Rodrigues. O ministro terá avançado que havia um plano não adiantou qual e a seguir considerou que a escola “evidencia as patologias próprias do decurso do tempo sem que, todavia, estejam identificados pelo Ministério da Educação problemas suscetíveis de comprometer a segurança de alunos, professores e pessoal não docente ou de pôr em causa a qualidade do projeto educativo desenvolvido nesta escola”.

Para o deputado Bruno Vitorino estas palavras do ministro da tutela “não se adequam à realidade da Escola Álvaro Velho, tendo em conta que as situações enunciadas continuam a ter um impacto negativo no dia-a-dia desta comunidade escolar”. Por isso quer saber quando o ministro põe em marcha o plano que diz existir para esta escola.

Diz ainda que o PSD “já alertou o Governo várias vezes para os problemas desta escola”, mas até agora “nada foi feito. O PS prefere continuar a prometer novas escolas, que não saem do papel, ao invés de cuidar das que já existem”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -