27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroLIFE Biodiscoveries dá continuidade a protecção da Mata da Machada

LIFE Biodiscoveries dá continuidade a protecção da Mata da Machada

A protecção das espécies autóctones da Mata da Machada e a contenção de espécies invasoras, que debilitam a sobrevivência desta mancha de floresta, estiveram em destaque no âmbito do projecto ambiental LIFE Biodiscoveries, que recebeu a visita de parceiros nacionais e internacionais

 

- PUB -

 

O projecto LIFE Biodiscoveries, sobre técnicas de controlo de espécies invasoras e voluntariado ambiental é desenvolvido na Mata da Machada desde 2014, com o objectivo de proteger as espécies autóctones. Recentemente, este pólo de protecção ambiental recebeu a visita de vários projectos ambientais de âmbito nacional e internacional, integrado no evento de encerramento do Projeto LIFE de Capacitação Nacional.

Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os resultados obtidos através do Biodiscoveries e as técnicas de engenharia natural utilizadas para a recuperação da Ribeira do Zebro. Durante a acção, os participantes puderam ainda efectuar trabalho no terreno, como o descasque de mimosas e plantio de bolotas.

- PUB -

Um momento em que Bruno Vitorino, vereador da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, recordou que o projeto “conta até ao momento com a participação de cerca de 6 mil voluntários”. Um trabalho que permite que as espécies autóctones sobrevivam e vinguem, protegendo a biodiversidade da mata da Machada e Sapal do Coina. O vereador reforçou ainda que, “o sucesso do combate às espécies invasores não pode ser dissociado da importância da equipa técnica e da motivação dos voluntários, através de acções de recuperação como plantações de espécies autóctones e engenharia natural”.

Para Bruno Vitorino esta iniciativa permite reflectir sobre a problemática das espécies invasoras, mas também sobre a gestão de um projecto LIFE e de como integração de voluntários é crucial na disseminação de resultados e troca de experiências.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -