26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiro45 anos de liberdade celebrados de Abril a Maio

45 anos de liberdade celebrados de Abril a Maio

O Barreiro recebe o 45º aniversário do Dia da Liberdade com momentos de celebração dedicados à música, desporto e movimento associativo. Eventos que movimentam o concelho de Abril até Maio

 

- PUB -

 

 

 

- PUB -

Na véspera do 25 de Abril a Câmara Municipal do Barreiro recorda o espírito da Revolução dos Cravos com o Desfile da Liberdade.

O movimento começa a partir das 20h30, aberto a todos os barreirenses que queiram marchar lado-a-lado entre a Avenida de Santa Maria e o Parque da Cidade, onde os festejos prosseguem pela noite com o concerto de David Fonseca, a partir das 22h00.

Na manhã do dia 25 de Abril o Barreiro amanhece com um vasto leque de outras actividades culturais, desportivas e recreativas.

- PUB -

Pelas 9h30 tem início o Hastear das Bandeiras, em diversos pontos do concelho, com a participação da Banda Municipal do Barreiro, Fanfarras dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública e dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Barreiro” e Grupo Coral Alentejano “Unidos do Lavradio”.

Uma organização da Câmara Municipal, em conjunto com as juntas de freguesia, que começa no Ato do Seixalinho e Coina e pelas 10h00 prossegue para o Lavradio e Santo André. Em Palhais e Santo António da Charneca o hastear de bandeiras decorre pelas 10h30 e às 11h00 chega às freguesias do Barreiro e Verderena. Os Paços do Concelho encerram este ciclo de actos com o hastear da sua bandeira pelas 11h30.

Os actos solenes do Dia da Liberdade terminam com uma sessão evocativa do 25 de Abril, organizada pela Assembleia Municipal do Barreiro, no Mercado Municipal 1º de Maio, pelas 17h00.

 

Abril desportivo

 

No Barreiro, o dia 25 de Abril também é sinónimo de prática desportiva em comunidade com eventos que percorrem diferentes pontos do concelho.

Pelas 8h30 junto aos Paços do Concelho decorre o Passeio de Cicloturismo pelo concelho e zonas limítrofes. E entre as 9h00 e as 13h00 o Parque da Cidade recebe diferentes demonstrações desportivas, com organização do movimento associativo desportivo e da autarquia.

A Milha da Liberdade, uma prova de carácter competitivo que habitualmente integra o calendário de provas do Circuito de Atletismo do Barreiro nas comemorações do 25 de Abril, decorre entre as 9h30 e as 12h30 na freguesia de Santo André.

No dia 25, o Agrupamento 1180 também promove a III Caminhada 1180 a partir das 9h00 nos Moinhos da Alburrica. Um momento de convívio em família realizado ao longo de 10 quilómetros, num percurso que inclui alguns dos pontos mais emblemáticos do Barreiro.

No Domingo, as comemorações de homenagem a Abril prosseguem com prova de hidroginástica Masterclass Liberdade, a partir das 10h30, na Piscina Municipal do Barreiro.

 

Até sempre Maio

 

No dia 28, pelas 16h00, o Convento da Madre de Deus da Verderena abre portas para “Celebrar Abril Sem Esquecer o Maio”. Um concerto gratuito organizado pelo Coro Polifónico do Alto do Seixalinho, com o apoio da Câmara Municipal.

Quanto ao Centro Social de Santo António entra em Maio a manter o espírito de Abril. E no Sábado, dia 4, ex-militares, militares, amigos e familiares organizam um almoço comemorativo dos 45 anos da revolução, com a participação do Capitão de Abril Andrade e Silva.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -