26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroSoflusa sem navegação para milhares de utentes

Soflusa sem navegação para milhares de utentes

No dia 11 de Maio a Soflusa anunciou que iriam ocorrer diversos constrangimentos na circulação, com menos um navio a operar. Cinco dias depois a situação mantém-se sem solução

 

- PUB -

 

 

 

- PUB -

Desde o final da semana passada que constrangimentos na ligação fluvial Barreiro-Lisboa estão a deixar centenas de passageiros em terra nas horas de ponta.

Segundo a Soflusa, empresa responsável por esta travessia, a situação deve prolongar-se até esta sexta-feira.

A empresa alerta para a irregularidade de horários e supressão total das carreiras da noite e primeiras horas da manhã, para além de constrangimentos em hora de ponta devido a “constrangimentos operacionais” relacionados com o facto de estar menos um navio a operar.

- PUB -

O anúncio sobre o que motiva as situações recorrentes na circulação da Soflusa foi publicado no site oficial da empresa. “Com menos um navio a operar, as carreiras desta ligação fluvial [Barreiro-Terreiro do Paço] poderão sofrer atrasos e supressões”, expõe a empresa. Os utentes são também informados que até a situação estar solucionada “algumas carreiras poderão ser realizadas fora dos horários em vigor”.

No sentido de agilizar o embarque de passageiros durante as horas de ponta a empresa informa ainda que “alguns navios iniciam viagem logo que seja alcançada a lotação máxima de passageiros embarcados, independentemente do horário previsto”.

Perante a situação vivida dentro da Soflusa e à necessidade de renovar a frota, de modo a garantir o serviço de transporte público aos utentes, André Pinotes, deputado e presidente da Concelhia do PS Barreiro e Bruno Vitorino, deputado do PSD e vereador da Câmara Municipal do Barreiro, lançam amarras para que a navegabilidade da empresa seja prioridade do Governo.

 

“A normalidade do serviço é devida a todos os barreirenses”

 

O PS Barreiro aponta para um novo futuro da Soflusa com o concurso público internacional, lançado pelo Governo, para aquisição de 10 novas embarcações, bem como para grandes manutenções num valor global de 91 milhões de euros. Uma medida que permitirá a restruturação total do serviço prestado pela empresa e superar os constrangimentos vividos actualmente.

André Pinotes, líder da concelhia do PS no Barreiro, defende ser “compreensível que os trabalhadores lutem por melhores condições de trabalho e que a administração prepare a empresa para os desafios do futuro. No entanto, independentemente de onde esteja a razão, a normalidade do serviço é devida a todos os barreirenses”, aponta.

Para o deputado, a actividade da Soflusa no Barreiro é um “garante da normalidade da vida de dezenas de milhares de trabalhadores e estudantes barreirenses” e afirma que “o PS tudo fará ao nível local e nacional para que a tranquilidade volte a imperar”.

 

Bruno Vitorino desafia António Costa a navegar

 

Com a situação vivida na Soflusa e as perturbações no quotidiano de milhares de utentes, Bruno Vitorino, deputado do PSD pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal do Barreiro desafia o primeiro-ministro, António Costa, a realizar a travessia fluvial Barreiro-Terreiro do Paço nas primeiras carreiras da manhã, a partir do Barreiro.

“Seria bastante interessante que o primeiro-ministro, que recentemente despertou para a paixão dos transportes públicos, pudesse ouvir as opiniões de quem é diariamente prejudicado pelos constantes atrasos e supressões de carreiras”, considera o deputado.

A proposta surge devido ao facto de o PSD considerar que milhares de utentes são afectados diariamente “por supressões de carreiras e constrangimentos nas horas de ponta”. Problemas que “continuam sem resolução”, representando aquilo que a oposição considera ser “uma situação que ultrapassa todos os limites”.

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -