25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroSoflusa regressa à greve depois de promessas falhadas

Soflusa regressa à greve depois de promessas falhadas

O ministério do Ambiente e o conselho de administração da Soflusa falharam na promessa de novos acordos salariais com trabalhadores. Em consequência a greve regeressa a 18 de Junho

- PUB -

 

A falta de acordo entre o Ministério do Ambiente e o conselho de administração da Soflusa para estabelecer os acordos salariais reivindicados pelos trabalhadores leva à convocatória de uma nova greve parcial, de duas horas por turno, no dia 18. Uma decisão anunciada hoje por Alexandre Delgado, delegado sindical do Sindicato da Marinha Mercante, Indústrias e Energia (Sitemaq).

Após uma hora e meia de reunião, Alexandre Delgado culpabilizou a tutela e o conselho de administração da Soflusa pelo resultado negativo. Em declarações à Lusa o delegado sindical referiu o que, na sua perspectiva, poderá ser o início de uma crise que se estenderá a outras empresas do sector. “Foi um tanto ou quanto frustrante, porque, de facto, o Ministério [do Ambiente] e o conselho de administração, refugiando-se de que tinham de fazer o que fizeram para parar uma greve, esqueceram-se de que iam criar muitas mais no sector”.

- PUB -

De acordo com Alexandre Delgado, a administração conjunta das duas empresas que asseguram as ligações fluviais entre o distrito de Setúbal e Lisboa (Soflusa e Transtejo) vai agora agendar uma nova reunião para reiniciar as negociações.

O sindicalista informou ainda que, há várias formas de luta a serem equacionadas, por forma a acelerar o processo, sem especificar se estão previstas mais paralisações para além do dia 18.

 

- PUB -

Semana de contradições

 

Na semana passada, com o objectivo de parar a realização de uma nova greve prevista para dia 12 de Junho, a administração da Soflusa admitiu chegar a acordo, no que diz respeito às reivindicações salariais dos trabalhadores da empresa.

Esta decisão previa a possibilidade de renegociação dos salários de marinheiros, chefes de máquina, oficiais de reparações e auxiliares de terra, descontentes com a atribuição de um prémio aos mestres da empresa.

Uma promessa avançada mesmo sendo do conhecimento do conselho de administração da Soflusa que este ano não haveria mais propostas e que tal decisão poderia levar a uma consequente “desarmonia salarial” no sector, segundo prevêem os sindicatos.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -