28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroNovos autocarros entram ao serviço no Dia da Cidade

Novos autocarros entram ao serviço no Dia da Cidade

Até ao final do ano a frota dos TCB estará totalmente renovada, com veículos movidos a gás comprimido. Vão chegar oito autocarros todos os meses

 

- PUB -

 

 

Os primeiros autocarros movidos a gás comprimido já começaram a circular no Barreiro. Foi pelas 5h00 de sexta-feira, que as duas primeiras carreiras iniciaram o seu percurso, num momento que assinalou o arranque das comemorações dos 35 de elevação do Barreiro a cidade.

- PUB -

Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, afirmou que os novos autocarros “vão marcar o futuro dos transportes públicos na cidade e no concelho”, e começam agora a chegar em blocos de oito por mês. “Deste modo, até ao final do ano teremos a frota dos Transportes Colectivos do Barreiro [TCB] completamente renovada”.

No total, a nova frota terá 68 autocarros e começou a circular precisamente três meses depois do primeiro-ministro ter apresentado no Barreiro a Estratégia Nacional para Mobilidade Activa, como meta para a preservação ambiental.

Em dia de aniversário, Frederico Rosa começou assim a acompanhar o Barreiro, desde a madrugada até ao fim de uma noite marcada pela abertura do festival “Jazz no Parque”. Para o autarca “foi um dia de grandes celebrações, marcado pela aposta na mobilidade e na cultura”.

- PUB -

 

Moinho Pequeno foi surpresa do dia

 

A inauguração do Moinho de Maré Pequeno – Centro Interpretativo, foi “uma agradável surpresa”, uma vez que Frederico Rosa não esperava “ver tantas pessoas, de diferentes idades, a viverem com tamanha intensidade a recuperação do moinho”.

Dedicado à história da actividade moageira, do Barreiro até Coina, desde o século XIV, ao século XX, o Moinho Pequeno reabre portas depois de um investimento de 400 mil euros, “entre interior e conteúdos e exterior e zona envolvente”.

Para o presidente, os barreirenses focam-se facilmente “na história ferroviária e na CUF e esquecem esta parte mais antiga do Barreiro, quando os moinhos representaram um papel de destaque”, a produzir a farinha usada para o biscoito, que depois era fabricado em Coina e embarcado nas naus dos Descobrimentos.

O autarca destaca agora “um bom ponto de partida para todo o território da Alburrica ser reconhecido”.

 

António Cordeiro. O mérito de viver e vencer

 

À noite foram entregues os galardões Barreiro Reconhecido 2019.

António Manuel dos Reis, bombeiro voluntário do Sul e Sueste, durante 40 anos, recebeu a medalha de “Bons Serviços e Dedicação”. A Margarida Feio, primeira mulher presidente de junta no concelho, foi atribuído o galardão “Luta Pela Liberdade, Democracia e Cidadania”. Francisco Barrenho, o “Chico”, foi reconhecido na área do “Associativismo, Intervenção Social e Multiculturalidade”, pelo seu percurso ao serviço do basquetebol no Barreirense, durante 50 anos. O actor António Cordeiro recebeu o Galardão Barreiro Reconhecido 2019, na área da “Cultura, Desporto, Educação e Ciência”.

Diagnosticado em 2017 com uma doença degenerativa, António Cordeiro enfrenta os desafios mais simples do dia-a-dia como grandes provas de perseverança. Para o presidente da Câmara Municipal, “muitas vezes lembramo-nos das pessoas quando estão no auge da carreira e este momento é tão ou mais importante. O momento de dizer ‘obrigado’ por tudo António Cordeiro”.

 

 

 

Laginha e amigos celebram Barreiro com sons de jazz

 

O primeiro festival “Jazz no Parque” terminou ontem, depois de três que superaram as expectativas e marcaram o Barreiro como nova cidade do jazz.

O cartaz de grande aposta internacional, com a presença de Bobo Stenson e Jakob Bro, foi o mote para a receptividade do público que, em ambiente descontraído, sentado pelos recantos do Parque da Cidade, ouviu os melhores da música de improviso.

Os nomes nacionais não se ficaram atrás e o Sexteto de Jazz de Lisboa proporcionou momentos musicais inesquecíveis na noite de abertura do festival, com a irreverência de Mário Laginha e seus amigos a selar o sucesso do evento que, logo na abertura, “superou todas as espectativas”, revela Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

 

Parabéns O SETUBALENSE

 

Hoje, dia em que o jornal celebra o seu 164º aniversário, Frederico Rosa entrega uma mensagem inspirada na ética e no jornalismo tradicional.

“No mundo digitalizado que vive de blogs e páginas nas redes sociais é bom saber que ainda existe jornalismo sério e à séria. E se há coisas que ainda é bom manter à moda antiga, o jornalismo é uma delas.

Por isso, dou os parabéns ao jornal mas acima de tudo às pessoas que fazem o jornal todos os dias. Porque são destas pessoas, da nossa imprensa, sérios profissionais, que precisamos para estar devidamente informados, com informação de qualidade.

Nos dias que correm, considero cada vez mais importante o reforço ético do jornalismo, porque o que vemos é muita opinião e pouca análise crítica. E vocês, que fazem do jornalismo a vossa vida, estão de parabéns”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -