26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAutarquia aposta em ginástica laboral

Autarquia aposta em ginástica laboral

Medida adoptada pela autarquia tem como objectivo o “melhor desempenho de funções” e “mais qualidade de vida”

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) deu início a um Programa de Ginástica Laboral, destinado a trabalhadores operacionais, nomeadamente dos serviços de Resíduos e Higiene Urbana; Águas e Saneamento; Manutenção dos TCB – Transportes Colectivos do Barreiro e Cemitérios, áreas com maior risco de contrair lesões.

O programa foi implementado tendo como base a constatação de um número excessivo de trabalhadores do município com lesões musculoesqueléticas, resultado de acidentes de trabalho.

Após os períodos de recuperação e consequente apreciação pela Medicina do Trabalho na maior parte dos casos são recomendados “trabalhos melhorados”. Situação que, “em regra, leva ao encaminhamento para outras funções”, avança a autarquia em comunicado. Sendo esta a razão pela qual o serviço de Saúde e Segurança no Trabalho, da Divisão de Recursos Humanos da CMB decidiu “aprofundar o assunto e procurar possíveis causas do problema”.

- PUB -

Segundo João Pintassilgo, vereador com o Pelouro dos Recursos Humanos, o município não pode continuar esta situação. “Os Recursos Humanos deverão ter a formação adequada e as condições compatíveis com o tipo de trabalho; quer para evitar danos físicos, que possam afectar de forma permanente a sua qualidade de vida, como para evitar a redução dos meios humanos necessários para o desenvolvimento cabal das actividades do município, por via de restrições ao desempenho das suas funções”, assume, alertando que, se tal não for possível, “teremos, então, como consequências, trabalhadores com limitações e a Câmara a ter de contratar outros para os substituir”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -