28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAutarquia aposta em ginástica laboral

Autarquia aposta em ginástica laboral

Medida adoptada pela autarquia tem como objectivo o “melhor desempenho de funções” e “mais qualidade de vida”

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) deu início a um Programa de Ginástica Laboral, destinado a trabalhadores operacionais, nomeadamente dos serviços de Resíduos e Higiene Urbana; Águas e Saneamento; Manutenção dos TCB – Transportes Colectivos do Barreiro e Cemitérios, áreas com maior risco de contrair lesões.

O programa foi implementado tendo como base a constatação de um número excessivo de trabalhadores do município com lesões musculoesqueléticas, resultado de acidentes de trabalho.

Após os períodos de recuperação e consequente apreciação pela Medicina do Trabalho na maior parte dos casos são recomendados “trabalhos melhorados”. Situação que, “em regra, leva ao encaminhamento para outras funções”, avança a autarquia em comunicado. Sendo esta a razão pela qual o serviço de Saúde e Segurança no Trabalho, da Divisão de Recursos Humanos da CMB decidiu “aprofundar o assunto e procurar possíveis causas do problema”.

- PUB -

Segundo João Pintassilgo, vereador com o Pelouro dos Recursos Humanos, o município não pode continuar esta situação. “Os Recursos Humanos deverão ter a formação adequada e as condições compatíveis com o tipo de trabalho; quer para evitar danos físicos, que possam afectar de forma permanente a sua qualidade de vida, como para evitar a redução dos meios humanos necessários para o desenvolvimento cabal das actividades do município, por via de restrições ao desempenho das suas funções”, assume, alertando que, se tal não for possível, “teremos, então, como consequências, trabalhadores com limitações e a Câmara a ter de contratar outros para os substituir”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -