27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroCâmara investe quase meio milhão para reduzir perdas de água da rede...

Câmara investe quase meio milhão para reduzir perdas de água da rede pública

O envelhecimento da rede pública de abastecimento de água em zonas como o Lavradio, é um problema detectado como causa de perdas. A Câmara vai avançar com reabilitação de condutas e reforçar o controlo da rede

A Câmara do Barreiro irá contar com financiamento comunitário para reforçar as medidas que aplica para a gestão da água no concelho. Refere a autarquia que tem investido “exclusivamente com financiamento próprio”, no Plano de Gestão de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água, mas agora poderá contar com dinheiro do POSEUR.

- PUB -

Através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, o município vai receber fundos para pôr em marcha o plano “Cada Gota Conta – Gestão de Perdas no sistema de Abastecimento de Água do Município do Barreiro”, cuja candidatura foi aprovada em Agosto.

Esta medida de combate às perdas de água, inclui duas empreitadas; uma para reabilitação de condutas e outra para aumentar a sectorização/controle da rede. O lançamento das empreitadas diz a Câmara que “será de imediato”, enquanto “o início da obra de reabilitação está previsto para final de 2019”.

O programa de combate às perdas de água vai já na segunda fase, e tem em conta o facto da “rede de água estar muito envelhecida”, pelo que “está prevista a substituição de 1,3 quilómetros de condutas”.

- PUB -

De acordo com o vereador João Pintassilgo, responsável pela área das águas e saneamento, “estamos com um conjunto de perdas de águas reais de cerca de 14% e temos o objectivo de diminuir para 10%, considerado para este tipo de redes como um valor ideal”.

Acrescenta o autarca que o combate ao envelhecimento da rede “é um dos principais objectivos”, por isso considera a aprovação da candidatura “relevante por ser a primeira com financiamento comunitário para apoio à reabilitação da rede de abastecimento de água”.

O investimento total para esta empreitada é de 486 mil euros, com elegibilidade financeira a 40% pela União Europeia, sendo o restante suportado pelo município. A obra tem como objetivo “reduzir em 9,5% as perdas de água por ramal”, que atualmente são de 110 litros. “O objectivo é atingir os 100 litros por ramal e por dia, já em 2022”, refere a autarquia. Note-se que 100l/ramal.dia é um valor considerado como “Bom” pela Entidade Reguladora dos Serviços – ERSAR.

- PUB -

Está assim prevista a substituição de condutas, numa extensão de 1 270 metros, no Lavradio, numa zona com elevadas perdas e roturas; a conclusão da implementação das zonas de medição e controlo – até ao momento estão a construídas 14, com a candidatura estão previstas mais 9 – o que vai permitir um controlo da rede mais apurado.

Está considerada ainda a implementação de uma aplicação informática para quantificar, analisar e monitorizar em tempo real as perdas de água, e a aquisição de equipamentos para localizar no terreno perdas que não estejam ainda visíveis à superfície.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -