27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroPudim de Feijão da Bonanza conquista primeiro prémio

Pudim de Feijão da Bonanza conquista primeiro prémio

Com mais participantes que na edição anterior, o concurso tem vindo a crescer pela qualidade dos concorrentes e também por ter um júri profissional

 

- PUB -

O 15.ª Concurso de Doçaria Tradicional teve este ano um aumento da participação de amadores recebendo um total de 29 doces a concurso, nas categorias Amadores e Profissionais, entre os quais um doce de Natal, novidade nesta edição.

 

O 1.º prémio na categoria Profissional foi entregue à “Pastelaria Bonanza” pelo doce “Pudim de Feijão”, e o 2.º prémio desta categoria foi para “O Pial” com a “Delícia Frutada”. Cláudia Fernandes recebeu na categoria de Amador o 1.º prémio com o doce “Tecolameco”, Rui Conceição ficou em 2.º lugar com o “Morgado do Bussaco” e Saida Boudarballa levou o 3.º prémio com o bolo “Floresta Negra”. O prémio na categoria extra – Doce de Natal foi para a Pastelaria Bonanza com o “Bolo Rei”.

- PUB -

 

O presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, destacou a qualidade dos elementos do júri. “A presença de um júri profissional marca o concurso. Significa que não olha apenas por simpatia para o que é feito, mas antes com um olhar profissional, o que ajuda os concorrentes a poderem melhorar”.

 

- PUB -

Este tipo de mostra seja de doçaria ou de gastronomia “pode de facto abrir muitas portas e dar a conhecer o concelho e nesse sentido, este desafio foi largamente superado na 15.º edição”, acrescentou.

 

Clara Pereira, representante da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e presidente do júri desta mostra, sublinhou a importância deste tipo de eventos por aquilo que contribuem para o crescimento de uma região.

 

“A gastronomia e os vinhos são o primeiro item escolhido pelo turista que nos visita”, disse. A júri felicitou o Barreiro por manter as raízes com estes concursos que fazem com que o Concelho seja um dos municípios a contribuir para que cada vez mais turistas atravessem o rio e venham visitar a península de Setúbal”.

 

Por sua vez Andreia Borba, membro do júri, proprietária da “Confeitaria Santa Coina”, finalista distrital do Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal recordou o arranque da sua carreira na doçaria, cujo início foi precisamente neste Concurso onde ganhou o 1.º prémio com os “Travesseiros de Coina”. Para a júri este tipo de mostra “é uma valorização do património cultural e gastronómico de Portugal”.

 

Luís Narciso, representante da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e as Chef Irene Pimenta e Sandra Valente também fizeram parte do júri.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -