26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro decide futuro da Quinta Braamcamp

Barreiro decide futuro da Quinta Braamcamp

O futuro da Quinta do Braamcamp é decidido esta quarta-feira pelos deputados da Assembleia Municipal do Barreiro. Membro da plataforma ‘Braamcamp é de todos’ aponta principais problemas do projecto e desafia presidente deste órgão a recorrer ao voto secreto no período de votação.

- PUB -

A Assembleia Municipal do Barreiro (AMB) volta a reunir esta quarta-feira, dia 27, para analisar o projecto de requalificação da Quinta do Braamcamp e decidir sobre a aprovação do procedimento e peças conexas da proposta daquele executivo, numa reunião na Biblioteca Municipal que se prevê tenha grande afluência da população e em particular dos movimentos criados nos últimos meses em torno de um tema que tem levantado grande polémica no concelho. Com efeito, a sessão realizada na última sexta-feira, nas instalações da União Desportiva da Vila Chã, contou com várias intervenções por parte de cidadãos que mostraram o seu descontentamento para com uma decisão que defendem poder vir a ser “um crime ambiental” numa zona nobre do concelho, onde está prevista uma área destinada à construção de habitação.

António Carapinha, um dos barreirenses presentes, considera que esta assembleia tem uma “responsabilidade histórica”, por estar agendada a abertura do concurso público para a venda da quinta e recorda que neste âmbito já “foram criados movimentos cívicos e uma plataforma cidadã a que pertenço, com uma petição entregue ao presidente de câmara que reuniu 2000 assinaturas”. Durante a intervenção, avançou que naquele mesmo dia tinha sido enviada aos grupos parlamentares uma carta aberta, escrita por 59 personalidades da sociedade civil barreirense a apelar ao sentido de responsabilidade dos deputados municipais. “A plataforma cidadã ‘Braamcamp é de todos’, ao longo de todo este processo, trouxe ao Barreiro em diversos debates e seminários sobre o tema, especialistas de renome com conhecimento de causa sobre este território”, afirma e dos quais fazem parte arquitectos, historiadores, biólogos e até especialistas em alterações climáticas.

Os únicos e verdadeiros debates informados realizados ao longo deste processo, reforçaram, tanto nos membros da plataforma como aos diversos presentes, a convicção inabalável de que a venda é um erro histórico”, alerta. Para António Carapinha, está nas mãos daqueles deputados a “enorme responsabilidade de reverter este erro, que acreditamos terá consequências futuras desastrosas” para o Barreiro. Na altura, apelou também ao sentido de “responsabilidade e de maturidade política, que acredito que cada deputado municipal em que confio os destinos da minha cidade possua”.

- PUB -

Subida das águas do mar é uma das preocupações

Entre as razões da oposição daquela plataforma ao projecto, destaca-se o “estudo de cartografia costeiro associado à subida das águas do mar, como consequência das alterações climáticas”, desenvolvido por Carlos Antunes, Carolina Rocha e Cristina Catita, premiado pela Ordem dos Engenheiros em 2018, e que neste momento recorda ser “o estudo utilizado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), como principal referência para as suas avaliações”.

Mesmo nos cenários mais optimistas, o membro da plataforma disse que dentro de 20 a 30 anos, “as marés irão subir de tal forma, que todo aquele território será inundado várias vezes por ano“, tendo referido que actualmente a maioria das autarquias a nível nacional já tem em conta “os cenários desenhados pelos cientistas”, em relação às alterações climáticas. Como exemplo, no que toca às boas práticas hoje consideradas, realça que o defendido é “que não se se deve construir habitação de risco em zona de inundação futura”, conselho que corresponde ao actual pensamento jurídico sobre este tema. Antes de terminar a sua intervenção, António Carapinha referiu que “teríamos todo o gosto em partilhar estas informações com o executivo, uma vez que parece não saber ou não querer saber disto”, disse, sublinhando ainda que de todos os tipos de equipamentos “a habitação é aquele que levantará mais problemas”.

- PUB -

Desafio lançado a presidente da AMB para usar voto secreto

Estas questões jurídicas, que classificou “serem muito novas e que merecem um olhar aprofundado e sério, devem ser colocadas aos juristas e especialistas que estudam estes assuntos”, através de “uma metodologia e ‘timing’ completamente diferentes da pressa com que este executivo quer despachar a venda” da Quinta do Braamcamp, que está inserida “no conjunto da zona de Alburrica e é considerada sítio de interesse municipal”.

A ser recuperada numa lógica da defesa do ambiente, paisagem e património, o munícipe considera que a decisão “só valorizará a frente ribeirinha da nossa cidade”, sendo que “construir prédios e parques de estacionamento naquele território irá desnaturalizar e sobrecarregar a zona e comprometer tudo o que ali se possa fazer no futuro, como um corredor verde até ao Sapal de Coina”. Para finalizar, concluiu que “nem o PS ou o PSD do Barreiro acreditam verdadeiramente neste projecto do executivo”, lançando ao presidente da Assembleia Municipal, André Pinotes Baptista (e se o regimento o permitir), a “coragem de efectuar o concurso público por voto secreto, para que se perceba qual é o verdadeiro sentido de voto” dos deputados.

Luís Geirinhas

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -