24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCovid-19: Barreiro é concelho mais acossado na península de Setúbal

Covid-19: Barreiro é concelho mais acossado na península de Setúbal

Hospital de N. Sra. Do Rosário já recebeu quatro casos de infecção por Covid-19, mas nenhum diz respeito a residentes no concelho. Setúbal mantém um

 

- PUB -

 

Dos quatro casos confirmados ontem na península de Setúbal, três estavam em tratamento no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro. Hoje foi diagnosticado o quarto caso no mesmo hospital, tendo sido encaminhado para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, segundo confirmou O SETUBALENSE em reportagem no Posto de Comando Municipal do Barreiro. Nenhum destes casos corresponde a residentes no concelho do Barreiro.

Ontem Guida da Ponte, dirigente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), havia também confirmado que sete casos suspeitos estavam a aguardar resultados laboratoriais no Hospital Nossa Senhora do Rosário.

- PUB -

Quanto a profissionais de saúde infectados pelo vírus, o SMZS “não tem conhecimento” de que dos 50 casos confirmados estejam alguns da península de Setúbal”. Contudo, Guida da Ponte revela que “os sindicatos estão a preparar um levantamento da situação a nível nacional”, não só porque a falta de profissionais de saúde será “elevada”, mas porque “começam a surgir graves constrangimentos de materiais para terapêuticas e protecção individual nos hospitais da região, assim como em todo o país”.

No Barreiro, a Câmara instalou o Posto de Comando Municipal na Escola Básica N.º 9. “Ali funcionará também a Linha de Apoio Social”, explica o presidente da autarquia, Frederico Rosa, em declarações ao jornal.

O posto terá 40 profissionais em permanência, aos quais se vão unir, “à medida das linhas que forem necessárias accionar”, bombeiros, profissionais do Agrupamento de Centro de Saúde do Arco Ribeirinho, forças de segurança, Segurança Social “e também uma equipa do Parque Empresarial Baía do Tejo, que integra o Plano de Contingência do concelho”, diz Frederico Rosa.

- PUB -

Ao final da tarde, Setúbal mantinha apenas um caso confirmado, segundo disse a O SETUBALENSE José Luís Bucho, coordenador do Serviço de Protecção Civil Municipal e Bombeiros de Setúbal.

O Hospital de São Bernardo também tem vindo a intensificar a resposta a possíveis casos de contágio, tendo, desde domingo, alargado o espaço de trabalho com uma tenda de campanha da Cruz Vermelha e com aproveitamento da área identificada como sendo do antigo SADU, que actualmente já prestava apoio ao Serviço de Urgência Geral.

No Hospital Garcia de Orta, a resposta a casos suspeitos de infecção por Covid-19 decorria ontem com normalidade, segundo Guida da Ponte.

[Notícia actualizada às 15h25]

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -