27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroGrupo Desportivo Fabril cede maior nave desportiva do país para combate à...

Grupo Desportivo Fabril cede maior nave desportiva do país para combate à Covid-19

São mais de 100 camas, 40 cedidas pelo ‘Fabril’ e 60 angariadas pelo município do Barreiro, com o apoio de vários parceiros

 

- PUB -

O Grupo Desportivo Fabril e a Câmara Municipal do Barreiro montaram uma estrutura de apoio no combate à pandemia de Covid-19, no Pavilhão Vítor Domingos.

O presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, já havia referido que, no caso de o número de infectados com Covid-19 subir, o pavilhão desportivo da Escola Secundaria Augusto Cabrita iria ser utilizado para receber um hospital de campanha. Mas, agora, também o ‘Fabril’ disponibilizou cedeu as suas instalações ao município, numa atitude que Faustino Mestre, presidente deste grupo desportivo, considera ser a vontade transversal dos 4 mil sócios.

Faustino Mestre apresenta esta iniciativa do clube como “uma forma de retribuir à sociedade o apoio que é sempre dado à prática desportiva”. Para o dirigente há muitos pedidos de ajuda de clube distritais desde que as consequências da Covid-19 começaram a afectar o desporto, “mas talvez seja importante relembrar que esta é também uma oportunidade de retribuirmos, no lugar de estarmos sempre a pedir”.

- PUB -

Foi desta forma que surgiu a ideia de colocar “a maior nave do país, em termos de pavilhões desportivos, à disposição do município e da região”, revela o dirigente.

Com mais 100 camas, 40 cedidas pelo ‘Fabril’ e 60 conseguidas pelo município em contacto com parceiros locais, “o Pavilhão Vitor Domingos tem agora capacidade para receber um hospital de campanha ou para ser um centro de acolhimento, destinado a profissionais a trabalhar na linha da frente contra a Covid-19”.

- PUB -

O Pavilhão Vitor Domingos adapta-se a esta finalidade porque, embora esteja inserido no centro do território do concelho e próximo ao Hospital Nossa Senhora do Rosário, “encontra-se afastado de aglomerados habitacionais, o que permite manter a segurança da população, longe de um local que pode vir a ter pacientes com Covid-19 em tratamento”, explica Faustino Mestre. Quanto ao espaço envolvente, também permite bons acessos “e manobras de viaturas militares ou de ambulâncias”.

 Centro para atletas adiado

Os recursos agora utilizados para transformar o pavilhão em centro de acolhimento ou hospital de campanha já haviam sido adquiridos em 2019, mas com outra finalidade. “Ano passado começamos a desenvolver o projecto de um lar para atletas, que vêm de outros pontos treinar nas instalações do ‘Fabril’ e para equipas em estágio”.

A Covid-19 deixou o projecto em suspenso, mas Faustino Mestre considera que “não há motivo para que os seus recursos não sejam colocados ao serviço da comunidade” e defende que “todos os clubes do distrito, com alguns recursos disponíveis, podem fazer o mesmo para apoiar os municípios e os serviços de protecção civil, profissionais de saúde, bombeiros ou militares”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -