26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroTCB com motorista isolado e entrada pela frente em breve

TCB com motorista isolado e entrada pela frente em breve

Motorista vai ficar isolado para que os passageiros possam entrar pela porta da frente

 

- PUB -

Logo que estejam garantidas as medidas de segurança e protecção devido à pandemia Covid-19 e à semelhança dos restantes operadores da Área Metropolitana de Lisboa, a partir do próximo mês de Maio, os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) contam voltar a adoptar medidas, desta vez, para tornar possível a validação dos títulos de transporte, junto à entrada das dezenas de viaturas que compõem a frota daqueles serviços municipalizados. Ao jornal O SETUBALENSE, João Pintassilgo, vereador da autarquia barreirense, adiantou que a situação implica que o município vai “criar um tipo de separador que isole o motorista do resto dos passageiros”, já que os utilizadores vão poder voltar a entrar pela porta da frente das viaturas.

Quanto à lotação de cada autocarro, que até ao momento estava reservada ao máximo de 26 pessoas por cada veículo, o autarca revelou que a autarquia tem discutido a eventualidade desta medida passar a contemplar um aumento para cerca de 50 por cento do total da capacidade, mas esse cenário “ainda não está confirmado”, sublinhou.

O responsável afirma ainda que “tenho muitas dúvidas que isso possa acontecer”, caso a distância recomendada “continue a ser de dois metros entre passageiros, pois isso é naturalmente impossível”, acrescentou, tendo alertado que “todas as pessoas terão de entrar dentro do autocarro munidas de máscara”, frisou.

- PUB -

Recorde-se que os títulos deixaram de ser validados num determinado período do combate ao novo coronavírus e num momento “em que a situação se agudizou, para evitar o contágio dos motoristas dos TCB, com o fecho da porta de entrada, e com as entradas e saídas das viaturas a serem feitas pela porta das traseiras”. Entretanto, os autocarros

continuam limitados a um terço dos utentes que habitualmente utilizam este serviço. “Como o validador se encontrava na frente da viatura, tivemos que suspender a validação”, recorda.

O vereador realça que “as carreiras vão ter de se adaptar (como se têm adaptado), reduzindo o seu número de acordo com a procura existente”, um factor que tem levado o município a alterar os horários duas vezes por mês para garantir que seja dada uma resposta adequada às necessidades da população, respeitando todas as recomendações da Direcção-Geral de Saúde. Desta forma, sublinhou, estes serviços têm “garantido que haja capacidade para transportar pelos menos um terço dos passageiros”, evitando também “reduzir o número de autocarros que circulam sem pessoas”, disse.

- PUB -

João Pintassilgo: “Temos conseguido viver com aquilo que temos”  

No futuro, o responsável considera que este processo “será dinâmico”, pois “não há nenhum planeamento para podermos dizer que percentagem terá o aumento da procura e teremos de acompanhar a situação dia-a-dia, daí que a validação dos títulos de transporte seja fundamental, porque sem que isso aconteça não podemos saber onde é que os passageiros entram ou saem”, destaca.

Até ao momento, o autarca informou que só foram “registados dois incidentes na carreira 6”, que estabelece a ligação da freguesia do Lavradio à estação ferroviária da Fertagus, em Coina, onde a mesma encheu de forma repentina. “Assim que a situação foi detectada resolvemos o problema, assegurando que o seu desdobramento fosse possível”, realçou.

De forma genérica, o autarca afirma que o decréscimo registado desde o início da pandemia “situou-se em 70 por cento, à semelhança do que tem sucedido com outros operadores”.

Em relação aos prejuízos causados pela Covid-19, João Pintassilgo garante que a autarquia barreirense “vai acompanhando a situação e se for necessário tomará as devidas medidas no que respeita ao financiamento” dos TCB. Ainda assim, o também vice-presidente do município considera que “até agora temos conseguido viver com aquilo que temos”, assinalou.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -